27 Pessoas online preenchendo o Carta de Referência Profissional agora agora
Advogada Camilla Tays
22/11/2020

MELHOR Carta de Referência Profissional da Atualidade.

Entenda o que é uma Carta de Referência Profissional e em quais situações você deve utilizá-la. Como fazer, quais as informações essenciais que devem constar na sua carta. Modelos simples em PDF e word para imprimir.

A Carta de Referência é um documento muito utilizado por aquelas pessoas que querem passar uma boa impressão sobre si mesmo, e sobre a atividade profissional que desempenha, de modo a facilitar na obtenção de um novo emprego. 

A Declaração de Referência, em regra, é feita pelo antigo empregador, que recomenda os serviços de seu ex-funcionário, informando o período que a pessoa exerceu suas funções, quais tarefas desempenhavam, a sua jornada de trabalho, dentre outros.

Vale destacar que tal documento não é obrigatório, ou seja, nenhuma lei obriga o  ex-empregador a oferecer uma carta de apresentação de referência.

Mas caso queira, apenas pode-se limitar a argumentos objetivos e às qualidades do profissional, jamais podendo utilizá-lo para apresentar as características negativas do funcionário, sob pena de indenização por danos morais.

O que é a Carta de Referência Profissional?

A Carta de Indicação Profissional é um documento primordial, que pode abrir as portas ao mercado de trabalho.

Por sua vez, em determinadas situações não é vantajoso que o empregado solicite tal documento, como em casos de dispensa por justa causa.

Caso você tenha interesse em saber o passo-a-passo para elaboração do documento, continue lendo este artigo.

Todavia, este documento não pode ser feito por qualquer um, pois há algumas exigências que a maioria das pessoas não sabem e se elas não estiverem em sua carta de referência, a mesma não será válida.

Carta de Referência Bancária

A Carta de Referência Bancária é um documento redigido e assinado pelo gerente da instituição bancária, e possui como finalidade atestar a idoneidade do cliente. 

No documento deve constar o nome da carta, os dados do cliente, tais como, nome completo, CPF, RG, endereço, Conta, Agência, informes de rendimentos, e as suas características subjetivas, como por exemplo, o caráter do cliente e sua idoneidade e a assinatura do gerente do banco.

Carta de Referência Laboral

A Carta de Referência Laboral é o mesmo documento denominado de Carta de Referência Profissional.

Nela irá constar os dados do profissional, a sua personalidade, as funções que desempenhava na empresa na qual exercia sua atividade laboral, bem como suas qualidades enquanto profissional.

A concessão deste documento também não é obrigatória para o empregador,  que pode optar em oferecer ou não ao seu ex-funcionário.

Contudo, caso realizado será muito útil na obtenção de um novo emprego, pois ajudará a outra empresa a decidir com mais segurança sobre a sua contratação.

Carta de Referência Pessoal

A Carta de Referência Pessoal é utilizada para uso geral. Ela será feita por alguma pessoa próxima a você, como por exemplo, um amigo, um parente, um professor, enfim, alguém que tenha o conhecimento do seu perfil como indivíduo.

Este tipo de carta é endereçado para quem a solicitou, sendo preciso conter informações como os seus atributos pessoais, suas qualidades, ideologias, ética, etc.

Em regra, esse tipo de documento é necessário para obtenção de um emprego ou formação profissional. 

Deve constar ainda, no referido documento, os dados pessoais da pessoa que está dando as referências como e-mail, telefone, cargo e nome completo.

É preciso ter um cuidado especial com os modelos de cartas disponíveis na internet de forma gratuita, porque apesar de parecer a forma mais fácil e menos onerosa, pode trazer grandes prejuízos.

Um exemplo disso é perder uma oportunidade de emprego pela falta de informações cruciais sobre a sua conduta no emprego anterior.

Carta de Referência de Trabalho

Devido ao Mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, é muito importante que o profissional busque todas as medidas possíveis para se destacar dos seus concorrentes e conseguir a tão sonhada contratação.

Nesse sentido, essa carta é tão importante quanto um bom currículo, pois nela a informação das experiências e competências do candidato que almeja obter uma vaga na empresa é produzida pelo antigo empregador.

Com isso ela passa a ser um complemento de seu currículo profissional, gerando assim, uma diferença vantajosa no momento da seleção.

Em virtude da importância deste documento, é preciso que o profissional não tenha receio em pedir tal carta para a empresa na qual trabalhava, pois como já dito, ajudará muito na sua colocação em uma outra empresa.

Após dado o passo inicial da solicitação, é preciso  que seja observado alguns pontos no momento de sua elaboração pelo profissional/setor responsável, quais sejam:

  • as informações pessoais que quem está prestando a referência;
  • o nome do profissional que será recomendado;
  • a forma com que executa as atividades no ambiente laboral;
  • as habilidades que possui para se relacionar com os seus colegas de trabalho;
  • a sua formação acadêmica.

Por fim, importante destacar que em virtude da formalidade de tal documento, a empresa precisa se atentar no vocabulário utilizado, evitando gírias e principalmente, que seja assinada e carimbada ao final da Carta.

Carta de Referência Diarista/Babá

Muitos pais após terem seus filhos, precisam voltar a trabalhar e não possuem nenhum parente próximo para deixá-los.

Então, precisam entregá-los aos cuidados de uma pessoa estranha, uma babá, e nesse momento a busca por referências é essencial para encontrar o profissional ideal.

De igual sorte, aquela pessoa que necessita de um profissional para as tarefas domésticas em sua residência, sempre recorre às recomendações a fim de conseguir o melhor profissional em todos os sentidos, de confiança e que realize todas as tarefas.

A Babá/Diarista que possui uma carta de referência, possui maiores chances de conseguir um emprego, haja vista que dará maior confiança ao empregador, que nesses casos precisa de todos os cuidados possíveis no momento da contratação.

Portanto, como é um documento relevante, existem características que não podem deixar de constar na carta, tais como: o período da atividade laboral, as atividades realizadas, as qualificações profissionais que possui, dentre outras.

Sendo assim, é indicado que ela seja feito por um profissional capacitado, que sabe exatamente tudo que a carta deve conter.

Carta de Referência Doméstica

A Carta de Referência Doméstica é o documento fornecido pelo antigo empregador, indicando os serviços prestados pelo empregado doméstico, ajudando-o assim, a conquistar novos empregadores, porém o fornecimento de tal carta não é obrigatório, podendo ser negada pelo empregador.

Importante destacar que o modelo fornecido para a referência de Babá/Diarista também pode ser utilizada na elaboração da Carta de Referência Doméstica.

Como utilizar este documento?

Tal documento é utilizado no momento em que a pessoa necessita de referências para obtenção de um novo emprego, sendo entregue para tanto, ao futuro empregador/empresa a qual deseja laborar.

A mesma pode ser feita manualmente ou digitada no Word e impresso. 

Outros nomes para o documento

Carta de Recomendação

Carta de recomendação de trabalhador

Carta de indicação de empregado

Carta de apresentação de funcionário

Carta de referência laboral

Carta de recomendação profissional