27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Cessão de Carteira de Clientes agora agora
Analista Amanda Guilherme
19/03/2024

Os 6 【ERROS】 que invalidam o Contrato de Cessão de Carteira de Clientes! 【Cuidado】 com o 5º!

Descubra o que é um Contrato de Cessão de Carteira de Clientes? Como preencher um Contrato de Cessão de Carteira de Trabalho? Como fazer um Contrato de Cessão de Carteira de Clientes? Quais as cláusulas essenciais que devem constar no seu contrato. Modelos simples em PDF e word para imprimir.

  1. 1. O que é uma Cessão de Carteira de Clientes?
  2. 2. Quais as vantagens de obter uma Cessão de Carteira de Clientes?
  3. 3. Como criar uma Carteira de Clientes?
  4. 4. Quais são os tipos de Clientes?
  5. 5. Quanto vale a sua Carteira de Clientes?
  6. 6. O que é um Fluxo de Caixa Descontado?


Fazer um bom portfólio é o sonho de muitos trabalhadores, alguns passam anos até conseguir um e guardam ele como se fosse um tesouro. Talvez você esteja se perguntando se está no artigo certo e o que portfólio tem haver com a Carteira de Clientes.

Não se assuste, você não vai listar quais foram os seus melhores trabalhos acadêmicos, suas especializações, ou algo do tipo, ter uma carteira de clientes é basicamente mostrar que o seu trabalho está funcionando.

Mais do que apenas falar o quanto seu currículo é bom, você prova pela carteira de clientes que as pessoas gostam do seu trabalho e querem consumi-lo. 

Até agora já entendemos o que é uma carteira de clientes mas o que é uma cessão de carteira de clientes?

1. O que é uma Cessão de Carteira de Clientes?

O contrato de cessão é uma ação jurídica onde uma das partes vai transferir para terceiros sua carteira de clientes. Sabendo que é um dos recursos mais valiosos de uma empresa, isso porque se trata do grupo de clientes que compram com certa frequência na sua marca.

Cessão é o ato de ceder ou transferir uma posse de algo, é quando o vendedor (cedente), passa para o comprador (cessionário) os direitos sobre sua carteira de clientes, para ficar mais fácil de compreender, vamos exemplificar.

Exemplo: Ana sempre gostou de desafios, tanto que desde nova vendia bolos na escola, o tempo passou e agora ela é dona de uma confeitaria, mas decidiu que queria mesmo era abrir uma loja de roupas.

Com muitos clientes fidelizados, alguns desde a época da escola, tinha uma carteira de clientes muito boa, decidiu então fazer uma cessão de carteira de clientes para Júlia, que estava iniciando no mundo da confeitaria.

Esse é um dos benefícios que a cessão trás, Ana tinha uma boa carteira já Júlia estava começando no negócio, quanto tempo ela ia demorar até conseguir clientes fixos. Ana, Júlia e os clientes saíram no lucro. Mas quais são as vantagens de comprar uma carteira de clientes?

2. Quais as vantagens de obter uma Cessão de Carteira de Clientes?

Ter bons clientes impacta positivamente no fluxo de caixa dentro de qualquer empresa e se eles são fixos melhor ainda, não só aumentam as vendas como também cria ótimas oportunidades de fechar uma boa venda talvez com um grande cliente.

Comprar uma carteira de clientes pode a princípio ser uma ideia boa, mas se não fizer isso da maneira certa, poderá ter muita dor de cabeça, por isso deve fazer um contrato de cessão de carteira de clientes da maneira correta.

Como é necessário um profissional competente para fazer esse contrato, e tendo em vista o valor cobrado pelos advogados, uma boa opção são as empresas online especializadas, que além de possuírem profissionais com a capacitação necessária, ainda cobram um valor bem mais em conta.

3. Como criar uma Carteira de Clientes?

Para ter uma boa carteira de clientes, já vimos que não vai acontecer da noite pro dia, então sim, exige esforço, por isso algumas pessoas recorrem para a opção de compra de uma carteira que já está feita. 

Para conquistar a sua carteira de clientes vai exigir tempo, mas não desista, vale a pena, um exemplo é quem trabalha com vendas, mantendo um bom relacionamento comercial, como quase tudo na vida,o relacionamento só dura quando é cuidado, da mesma maneira é com seu negócio, veja o que seus clientes querem.

Para conquistar mais clientes é importante não se concentrar apenas nas vendas mas na qualidade do produto que está sendo oferecido.

Que vivemos em um mundo competitivo isso todo mundo já sabe, ter uma boa carteira de clientes é essencial, uma das maneiras de fazer isso é investir em networking, fazer um bom marketing e claro conhecer bem cada tipo de cliente.

4. Quais são os tipos de Clientes?

Dentro da Carteira existem alguns tipos de clientes, são eles, os clientes ativos e os clientes inativos e é sobre eles que vamos falar neste tópico.

Carteira de clientes ativos: Esse tipo de cliente faz compras regulares, respondem com frequência ao que a empresa faz.

Cliente inativo: Eram clientes frequentes mas por algum motivo pararam de consumir os produtos ou serviços.
Não se esqueça deles, em algum momento eles já foram bons compradores, lembre-se que eles podem ser reativados, trabalhe nisso, mesmo que seja necessário ter uma dedicação maior vai valer a pena. 

Não veja seus clientes como apenas mais um número para sua empresa, até porque se existir uma negligência eles podem se tornar inativos e não é isso que queremos.

Procure um profissional ou empresa especializada para fazer o seu contrato de forma válida e de acordo com a legislação vigente.

5. Quanto vale a sua Carteira de Clientes?

Definir um valor para sua carteira pode não ser uma tarefa fácil, por isso é tão importante que você não só conheça bem o seu negócio mas também os tipos de clientes que tem.

Os investimentos certos vão fazer com que sua carteira seja cada vez mais valorizada, ter um forte vínculo com bons clientes vai fazer com que sua carteira seja mais qualificada e ter um valor de mercado maior.

Existem métodos especializados que definem o valor de uma carteira de clientes, sendo calculado por meio do Fluxo de Caixa Descontado

6. O que é um Fluxo de Caixa Descontado?

É um método que ajuda muito antes de tomar decisões importantes, ele determina o valor de uma empresa com base no dinheiro que ela pode gerar no futuro.

Ele examina o fluxo de caixa por um determinado período para assim ter o resultado exato, por isso pode ser usado para saber o valor que sua carteira de clientes vale.

Conclusão

Cada cliente é único e seu negócio também, antes de comprar uma carteira de clientes é importante saber qual o nicho que sua empresa atende para não ter o risco de se frustrar lá na frente.

Lembre-se um bom contrato com boas cláusulas além de dar uma segurança nessa transação, vai deixar claro os direitos de cada parte, por isso é importante fazer em um local que preze por isso e seja transparente.

Tudo sobre o tema:

Legislação: Lei 10.406/2002

Conceito: O contrato de cessão é uma ação jurídica onde uma das partes vai transferir para um terceiro a sua carteira de clientes. Sabendo que é um dos recursos mais valiosos de uma empresa, isso porque se trata do grupo de clientes que compram com certa frequência na sua marca.

Vigência:   acordado entre as partes.

O que não pode faltar:  

  • Identificação das Partes
  • Preço e forma de pagamento
  • Assinatura das Partes

Outras nomenclaturas:


Dúvidas mais frequentes

1. Comprei uma Carteira de Clientes, posso revender?

É aconselhado antes de comprar uma carteira de clientes analisar bem todos os cenários possíveis, mas se desejar poderá revender sua carteira.

2. Sou eu que defino o valor da minha carteira de clientes?

Como foi falado no artigo, existem várias maneiras de definir o valor da Carteira de Clientes, uma delas é pelo Fluxo de Caixa Descontado.

3. O que coisas definem o valor de uma carteira de clientes?

O valor de uma carteira de clientes é definido pelo volume de negócios gerados por esses clientes ao longo do tempo, bem como pela probabilidade de compras futuras e pelo potencial de referências para novos negócios.