Analista Jurídico Camilla Soares
19/03/2024

Dados da Certidão: Onde encontrar Livro, Folha e Termo?

Precisa emitir 2ª via de um registro mas não sabe onde encontrar os dados da certidão? Calma que a gente ensina. Veja 3 formas de  como saber os dados da certidão de nascimento, casamento e óbito.

Há muitas situações onde nos deparamos com a necessidade de apresentarmos uma certidão, seja ao dar entrada em um processo de casamento ou porque perdemos os documentos e precisamos tirar outros novos, ou mesmo porque necessita que ela esteja atualizada para solicitar seu passaporte.

Ocorre que muitas pessoas não têm mais acesso ao seu registro, seja porque perdeu ou ela está muito velha e deteriorada para conseguir identificar os dados da certidão. Nesse caso é preciso emitir uma 2ª Via Certidão de Nascimento para evitar problemas posteriores.

E mesmo aqueles que ainda tem uma certidão legível, possuem a mesma dúvida: onde descobrir as informações de livro, folha e termo? Essas informações são de grande importância, porque sem elas será difícil localizar sua certidão.

Se não souber ao menos o cartório correto, seria necessário buscar em cada um dos cartórios existentes na cidade, estado ou país. Imagina o quanto isso demoraria? 

Ao solicitar um registro civil, seja de casamento, nascimento ou óbito, ele é escrito em um livro do cartório, que são numerados de forma sequencial. Esses livros são classificados conforme o tipo de registro.

Vejamos a seguir:

  • A -> Nascimento
  • B -> Casamento
  • B auxiliar -> Casamento Religioso com Efeito Civil
  • C -> Óbito
  • E -> Outro Registros

Dessa forma, no registro virá constando qual número do livro em que foi registrado.

Como cada livro tem várias páginas, na 1ª via do registro também será informado qual é a folha do livro onde seu registro está localizado.

Porém, como algumas páginas possuem mais de um registro, há também a indicação do número do termo da certidão, outra informação que constará em seu registro.

Todas essas informações estarão na 1ª via da sua certidão. Mas como localizá-los se você precisa de uma Segunda Via Certidão de Nascimento com urgência e quer diminuir  o tempo de localização da mesma?

1. Como descobrir dados na certidão antiga?

Qualquer pessoa que possua as informações básicas de uma certidão pode solicitar sua segunda via, sem a necessidade de justificação para o requerimento.

Caso ainda tenha acesso ao documento original, na foto acima é possível identificar onde ficam localizadas as informações da certidão, sendo livro 28, folha 180-v e termo 318.

No cabeçário da certidão também é possível identificar o cartório, que nesse caso é o do 6º Subdistrito Brás, localizado no Distrito de São Paulo.

A informação do cartório onde foi registrado a certidão é fundamental, pois pode haver um registro com mesmo número de livro, folha e termo, porém em cartório diferente.

2. Posso encontrar dados da certidão no RG?

Caso não possua a certidão, também pode consultar esses dados no verso de sua identidade, conforme a foto acima.

Nela você encontrará tantos os dados de livro, folha e termo, conforme especificado na imagem, como também o nome do cartório que nesse caso é C0008 Rio de Janeiro - RJ, ou seja, 8º Ofício da Cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Contudo, deve-se observar se os dados que possui em sua identidade são da certidão de casamento ou nascimento.

Se os dados vierem antecedidos das iniciais CN ou C. Nasc, significa que referem-se a certidão de casamento. Se vierem antecedidos das iniciais CC ou C. Casm é porque referem-se a certidão de casamento.

3. Novo Estilo da Certidão

Desde 2009 os registros de nascimento, casamento e óbito começaram a ser confeccionados nacionalmente com um número padrão de matrícula, conforme imagem acima.

Se a certidão que deseja a 2ª via for uma dessas, como saber os dados para fazer a solicitação? Na imagem abaixo podemos verificar.

Conforme a imagem podemos identificar onde estará os dados necessários para localização. Além disso, o número de matrícula fornecerá outras informações referentes a certidão.

Uma novidade é que a partir deste ano as certidões começaram a ser emitidas em papel moeda, o que não acontecia com as anteriores. Mesmo assim as certidões antigas não perderam sua validade.

Outra novidade é que agora também é possível fazer a emissão de 2ª via de certidão em dois formatos:

  • Física: certidão em papel moeda que é emitida e enviada para sua residência.
  • Digital: certidão eletrônica em formato PDF. Se escolher essa opção receberá o registro no e-mail indicado quando realizou a compra. Essa certidão só tem valor se for usada digitalmente, perdendo a validade se for impressa.

Pronto! Agora você já sabe onde encontrar os dados da certidão e pode solicitar a sua Segunda Via da Sua Certidão de Nascimento.