27 Pessoas online preenchendo o Declaração de Bens e Valores agora agora
Advogada Camilla Tays
22/11/2020

Saiba TUDO que a Declaração de Bens e Valores precisa para ser válida 

Veja como fazer sua declaração de Bens e tudo que nela deve constar

Você pode ter sido aprovado em um concurso público e todo ano precisa realizar a declaração de seus bens.

Pode ser que você apenas esteja con dificuldades de fazer a declarção do INSS  eesteja atrás de um modelo mais fácil e dinâmico no preenchimento.

Independente de qual a sua situação, vamos explicar a você como funciona essa Declaração tão necessária

O que é uma Declaração de Bens?

Anualmente todos servidores devem apresentar a Declaração de Bens e Rendas no respectio órgão em que trabalha.

Ela pode ser apresentada a cópia completa da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) do exercício vigente ou formulário próprio de Declaração de Bens e Rendas, feito pela própria pessoa.

A apresentação é obrigatória para todos os servidores, inclusive para aqueles que não tiverem bens em seu nome ou forem isentos da apresentação da DIRPF à Receita Federal. Nesses casos, deverão declarar tal situação em formulário próprio.

Os servidores que tomarem posse no exercício vigente deverão providenciar a entrega da Declaração de Bens e Rendas após a investidura.

A apresentação anual da Declaração de Bens e Rendas é obrigação legal.

Além disso, constitui requisito para investidura em cargos e funções, exoneração e dispensa, bem como aposentadoria.

Como requerer a Declaração de Bens?

Aquele que possui bens e rendas devem preencher o documento com todos os bens que possui, assinar e depois digitalizar no formato ".pdf" para enviar ao órgão necessário.

Todos os bens e valores de propriedade do servidor (imóveis, móveis, dinheiro, títulos, ações, investimentos financeiros, participações societárias e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais existentes no país ou no exterior) devem ser informados. Também fazem parte da declaração, bens e valores relacionados ao cônjuge ou companheiro (a), aos filhos ou a outras pessoas que tenham dependência econômica do declarante.

Já aqueles que não possuem bens e renda, devem preencher o documento com a opção "Não possuo bens a declarar", assinar e digitalizar em formato ".pdf".              

Após, deverá salvar o comprovante de envio.

Outros nomes para o Documento

Declaração de Bens

Declaração de Valores