27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Cuidador de Idoso agora agora
Analista de Marketing Patrícia Leal
08/10/2021

Entenda sobre o Contrato de Homecare e o como ele funciona.

Preencha o seu Contrato de Homecare e entenda como fazer um contrato de cuidador de idoso. Saiba como evitar problemas e quais são as cláusulas principais deste contrato. Modelo simples atualizado e válido em PDF.  Preencha e faça o download IMEDIATO.

Limpar, fazer compras, cozinhar, ajudar nas consultas médicas e administrar medicamentos são algumas das funções de um cuidador de idosos. Mas, em última análise, suas responsabilidades dependerão da saúde e das necessidades de seu ente querido.

O que é um cuidador?

Um cuidador cuida da saúde e do bem-estar de quem precisa de ajuda nas tarefas e atividades diárias. O seu ente querido que está envelhecendo pode precisar de um cuidador por causa de uma lesão, problemas de mobilidade ou memória, doenças ou condições crônicas que tornam as tarefas diárias mais desafiadoras.

Contrato de Trabalho Cuidador de Idoso Autônomo em Home Care

É importante que na formulação do contrato não passem batidas informações importantes. 

Primeiramente, todos os dados básicos precisam estar neste documento. 

Além dos dados básicos, o contrato precisa conter todos os detalhes de cuidados especiais que o cuidador deverá ter. 

Obviamente, o contrato home care para cuidar de idosos tem o intuito de ser exclusivamente para os cuidados do idoso, não tendo relação com contrato de doméstica. 

O foco maior do contrato é a segurança do idoso, ou seja, os cuidados que serão prestados, por isso não pode ser um contrato feito por qualquer um.

Em estados com um índice  maior de criminalidade, por exemplo, como no Rio de Janeiro (RJ), ou em cidades muito movimentadas como São Paulo (SP), é essencial que a segurança seja observada. 

Não se pode confiar em todo mundo e ainda mais para tratar de um assunto tão delicado, como o cuidado de pessoas que amamos.

Em resumo, é essencial que o contratante tenha segurança de ter um contrato que respeite todos os seus direitos.

O contratado precisa saber que receberá o seu pagamento e terá os deveres esclarecidos e seus direitos assegurados também.

A Lei Complementar nº 150/2015 é a que garante o trabalho do cuidador.

O cuidador precisa saber quantas horas de trabalho serão realizadas por dia e não apenas isso, precisa saber quais serviços devem ser prestados naquele tempo.

No contrato, é importante que existam cláusulas especiais em caso de quebra de contrato.

A seguir alguns deveres e responsabilidades do cuidador de idoso.

Deveres e responsabilidades do cuidador de Idoso

Suas funções de cuidador podem variar a cada dia, mas algumas tarefas básicas permanecem as mesmas ao cuidar de um pai idoso ou ente querido idoso.

Dê uma olhada nestas principais responsabilidades do cuidador:

1. Avalie as necessidades médicas

Verificar a saúde do seu ente querido é uma responsabilidade importante do cuidador. Pode ser necessário ajudar a controlar as consultas médicas, administrar medicamentos e condições crônicas ou avaliar os níveis de dor. É uma boa ideia discutir a saúde do seu ente querido com o médico e outros profissionais de saúde regularmente.

2. Prepare um plano de cuidados

Preparar um plano de cuidados que atenda às necessidades e objetivos de cuidados do seu ente querido pode ser útil quando você começar sua jornada de prestação de cuidados. Um plano pode ajudá-lo a determinar quantas horas de cuidados por dia seu ente querido exigirá e se você precisa de ajuda adicional para garantir sua saúde e segurança.

3. Auxiliar nas necessidades básicas

Problemas de memória e mobilidade podem dificultar até mesmo as necessidades básicas, como comer, tomar banho, se arrumar e ir ao banheiro - comumente chamadas de “atividades da vida diária” ou AVDs . Verifique com frequência e preste atenção a sinais e mudanças específicas para determinar se seu ente querido precisa de ajuda extra.

4. Forneça companheirismo

Uma das partes mais essenciais, mas às vezes esquecida, do cuidado é o companheirismo. Sentimentos de solidão em adultos mais velhos podem levar a consequências graves para a saúde, incluindo depressão. Quando você cuida de um ente querido que está envelhecendo, está criando oportunidades para fortalecer seu vínculo e conexão.

5. Ajuda na limpeza

À medida que a pessoa amada envelhece, manter uma casa pode se tornar cada vez mais difícil. Os adultos mais velhos podem precisar de ajuda com a louça, levando o lixo para fora ou aspirando. Se seu ente querido mora em uma casa, cuidar do quintal, limpar a neve e fazer a manutenção diária pode ser demais para ele, mesmo com a sua ajuda. Considere se seu ente querido se beneficiaria da conveniência e do apoio de uma comunidade de idosos.

6. Monitore medicamentos

Os adultos mais velhos costumam tomar vários medicamentos prescritos para tratar doenças crônicas. Seu ente querido pode precisar de ajuda para manter o controle de sua lista de medicamentos, entender as interações medicamentosas e tomar as dosagens prescritas na hora certa. Você pode ajudar a reduzir o risco do seu ente querido de medicação excessiva, criando sistemas de lembretes e monitorando seus medicamentos .

7. Avalie o seu plano de saúde regularmente

Como as circunstâncias que envolvem você e seu ente querido mudam inevitavelmente, o plano de cuidados precisará ser ajustado. Revise-o regularmente para determinar o que está funcionando, o que não está e o que precisa ser adaptado. Mantenha contato próximo com o médico do seu ente querido e outros profissionais de saúde para discutir quaisquer mudanças.

8. Prepare as refeições

A preparação dos alimentos pode tornar-se cada vez mais difícil com a idade. Se o seu ente querido mora sozinho, pode não ter energia ou motivação para cozinhar. Em alguns casos, problemas de memória e equilíbrio podem tornar o cozimento inseguro. Como cuidador, você pode ajudar nas compras, preparar refeições ou encontrar alternativas para garantir que seu ente querido receba uma nutrição adequada.

9. Auxiliar na transferência e mobilidade

As quedas são um grande risco para a saúde dos idosos. Seu ente querido pode ter dificuldade de se mover ou se transferir - da cama pela manhã para uma cadeira à tarde, por exemplo. Como cuidador, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir quedas e ajudar seu ente querido a ficar seguro e confortável.

10. Fornecer transporte

À medida que seu ente querido envelhece, o transporte público ou a direção podem não ser mais opções seguras. Você pode precisar procurar alternativas de transporte para idosos para levar seu ente querido às consultas médicas e outras atividades.

Cuidados que a família deve tomar ao contrato de Prestação de Serviços de cuidador de Idoso?

O trabalho de cuidador de idoso é um trabalho que exige muita atenção e que preocupa muitas famílias.

Nós vemos como é comum a quantidade de casos em que o idoso fica sob a supervisão de uma pessoa que a família não conhece.

Todos tem a sua vida, trabalham, precisam cuidar de suas casas e seus filhos e acaba que o idoso fica a mercê do destino.

É, então, quando a família decide contratar uma pessoa para prestar o serviço de cuidador do idoso.

A televisão sempre mostrou casos de maus tratos aos idosos, e isso com certeza assusta, já que uma pessoa de fora estará prestando o serviço de cuidar de uma pessoa, que na maioria das vezes já está debilitada.

Existem idosos que são super ativos e até, como diz nosso amigo Chaves: “são jovens ainda”, mas não são todos.

Por essa razão, o trabalho de home care exige muita atenção, apesar de ser um trabalho feito em casa, o idoso precisa estar supervisionado quase que em todo o tempo.

Um piscar de olhos traz problemas. Logo, o cuidador precisa estar totalmente focado em seu trabalho, ele é quem ajuda o idoso a fazer as necessidades, a caminhar muitas vezes e quem acompanha o dia a dia dele.

Podem ser contratados quase que como “babás”, em alguns casos é como se o idoso se tornasse uma criança novamente. 

O trabalho é domiciliar e tem como foco o bem-estar e a saúde do cliente, muitas famílias buscam uma agência para encontrar o melhor cuidador para esse serviço.

Mas, de qualquer forma, é importante entender como o trabalho funciona e ter um contrato para evitar problemas futuros. 

As vantagens principais do home care é que o cuidador vai estar dentro de sua casa.

Logo, são evitados custos com asilo, por exemplo.

Tudo sobre o tema

Legislação: Lei Complementar nº 150/2015

Conceito: O contrato que acorda o trabalho de cuidador, em que um profissional atende ao idoso em sua residência.

Vigência: A vigência do contrato deve ser acordada entre as partes, normalmente o prazo é de 6 meses e pode ser renovado.

O que não pode faltar:

  • Qualificação das partes;
  • Descrição das atividades;
  • Vigência do contrato;
  • Cláusula de quebra de contrato.

 

Outras Nomenclaturas:

Contrato de Trabalho Temporário

Contrato de Experiência

Contrato de Prestação de Serviços

Contrato de cuidador; 

Contrato de Trabalho de cuidados com idoso;

Contrato de home care

Contrato de Prestação de Serviços de Cuidador de Idoso

Contrato de Prestação de Serviços Home Care