27 Pessoas online preenchendo o Contrato de transferência de dívidas de veículos agora agora
Analista de Marketing Patrícia Leal
08/10/2021

Entenda o que nunca te contaram sobre o Contrato de transferência de dívidas de veículos.

Quais são as características principais? Como fazer o Contrato? Qual o benefício de fazer o Contrato de transferência de dívidas de veículos? Quem é responsável por fazê-lo? Modelo de contrato simples e atualizado para imprimir em Word e PDF.

O financiamento de carro é uma ótima solução encontrada pelos motoristas para viabilizar a compra de um veículo, certo? Por ser um bem de alto valor, são raros os casos em que o pagamento é feito à vista – gerando a necessidade do parcelamento do valor total.

Porém, um financiamento de carro tende a se estender por muitos anos, e as prioridades do proprietário podem mudar. Depois de três anos, talvez você deseje vender o seu carro para aplicar o dinheiro com outra finalidade.

Nesses casos, surge a dúvida: é possível transferir financiamento de carro para outra pessoa? Essa é uma operação que pode ser feita, mas é necessário observar as suas particularidades.

Veja, a seguir, como funciona a transferência de um financiamento de carro.

1. É possível transferir financiamento de carro?

Se você deseja vender um carro adquirido através de um financiamento, é necessário transferir o restante do compromisso para o comprador, certo? Afinal, não faria sentido continuar pagando mensalmente as parcelas pendentes.

Porém, essa é uma operação que merece atenção para evitar complicações. Na prática, você não pode transferir financiamento para outra pessoa. O que acontece é o fim do seu compromisso e o início de um novo financiamento no nome do comprador.

Para que isso aconteça, é preciso seguir os seguintes passos:

  •  Comunicar ao credor sobre a transferência do financiamento de carro:

O primeiro passo para transferir financiamento de carro para outra pessoa é comunicar a instituição responsável pela concessão do crédito. A partir desse momento, o credor pode iniciar uma avaliação da operação.

  •  Avaliação do novo credor:

Como deve ser iniciada uma nova operação de financiamento, a instituição bancária precisa analisar o histórico do novo comprador – assim como foi feita a análise no momento em que você solicitou o financiamento.

  •  Análise da proposta:

Com base na avaliação feita, a instituição fará uma proposta de financiamento para finalizar o pagamento do valor pendente. O comprador do seu carro deverá analisar as condições de parcelamento e juros para prosseguir com a operação.

  •  Transferência do financiamento

Se tudo ocorrer como o esperado, você conseguirá transferir financiamento de carro. Nesse momento, a sua dívida deixará de existir e o restante do pagamento ficará sob encargo do comprador.

Todavia, este Instrumento não pode ser feito por qualquer um, pois há algumas exigências que a maioria das pessoas não sabem e se elas não estiverem em seu documento, ele não será válido.

2. Vale a pena transferir financiamento?

A decisão por transferir um financiamento de carro merece ser bem estudada para que você não saia no prejuízo. Em alguns casos, pode ser mais lucrativo esperar até o fim da operação para, então, realizar a venda do carro.

Porém, nos casos em que existe urgência para obter o valor da venda do carro, essa pode ser uma ótima solução, porque você se livra de um compromisso mensal e ainda recebe uma boa parcela do valor avaliado do veículo.

Caso opte por transferir financiamento, é importante seguir as etapas que vimos no capítulo anterior. Ao não oficializar a transferência do financiamento na instituição bancária, a dívida continua no seu nome – o que significa que se o comprador deixar de pagar as parcelas, é você quem arcará com as consequências.

Além disso, se o seu objetivo é trocar de carro, essa decisão pode ser feita com base nas informações financeiras: basta somar o valor obtido do comprador na operação com o economizado do financiamento para avaliar a viabilidade.

3. A importância da segurança nessas operações.

Transferir financiamento de carro para outra pessoa é uma possibilidade muito atrativa em vários casos, porém, é importante prezar pela segurança e seguir o procedimento correto para a realização da transferência.

Quando falamos sobre operações envolvendo bens de alto valor financeiro, é preciso ter cuidado redobrado, certo? É por essa razão que a NoxCar adota a segurança como um dos seus pilares de atuação no mercado.

Tudo sobre o Tema:

Legislação: Código Civil

Conceito: O financiamento de carro é uma ótima solução encontrada pelos motoristas para viabilizar a compra de um veículo, certo? Por ser um bem de alto valor, são raros os casos em que o pagamento é feito à vista – gerando a necessidade do parcelamento do valor total.

Vigência: Acordado entre as partes