27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Suporte Técnico de Software agora agora
Analista de Marketing Patrícia Leal
04/05/2021

Contrato de Suporte Técnico de Software : Entenda a validade e para quê serve!

Entenda o que é Contrato de Suporte Técnico de Software . Como preenchê-lo? Quais as principais informações do contrato? Modelo simples e atualizado para imprimir em Word e PDF. 

Já precisou resolver alguma coisa e teve que entrar em contato com o suporte técnico de uma empresa? Você talvez não tenha ideia do que tem por trás e os procedimentos que precisam para chegar até lá.

Para entender o que é esse contrato e como ele é necessário, também é necessário entender o que é cada coisa e vamos explicar aqui neste artigo.

Por que fazer o Contrato de Suporte Técnico de Software?

Já reparou que a todo momento estamos com o celular em mãos? Isso só comprova o alcance que a tecnologia teve nos últimos tempos, estamos sempre aproveitando os benefícios, nas empresas isso também não é diferente.

Falhas e problemas sempre podem acontecer e às vezes de uma maneira muito inesperada, por isso é tão importante estar preparado antes, cuidar para a estabilidade do serviço e solucionar os problemas apresentados pelo usuário é papel do suporte técnico.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil e quando você contrata serviços para ajudar nessas tarefas, fica mais fácil até de alcançar as metas, ajudar na gestão de projetos e entregar informações completas, tudo isso você encontra no Suporte Técnico de Software.

O Contrato de Suporte Técnico de Software deve ser feito em um cartório de confiança que contenha todas as cláusulas necessárias, um documento atualizado 

Pensando no conforto de seus clientes cada vez mais empresas têm adquirido esse suporte por meio de Software e é isso que os outros temas vão explicar.

O que é Software?

Não é apenas um nome em inglês, é uma sequência de instruções, abrange desde os sistemas operacionais aos aplicativos que usamos diariamente no celular e notebook.

De maneira simples, software é um termo usado para descrever os programas, aplicativos, scripts, macros, firmware, elas dizem o que a máquina deve ou não fazer. É considerado um software até mesmo aquele simples e indispensável editor de fotos.
Classes de software
Para entender os exemplos que foram citados acima, vamos explicar cada um deles.

Scripts - Instruções que a máquina deve executar, conforme foi programada, um exemplo é quando você clica no botão direito do mouse e aparece várias opções, isso que aconteceu foi um script. Normalmente ela é baseada em códigos.

Macros -  Usado para converter um padrão de entrada por um novo padrão de saída, para simplificar um exemplo de macro são as teclas atalhos (Ctrl + C = copiar). 

Não sendo necessário fazer uma mesma tarefa várias vezes, economiza tempo quando tem um botão para executar essa tarefa;

Firmware - Está associado a um dispositivo de hardware, armazenando as informações na memória RAM, não é necessário baixar, já que vem de fábrica no seu computador. Dando vida ao hardware em que ele se encontra, um exemplo é a câmera fotográfica.
Para que serve o Suporte Técnico de Software?

Quem gosta de burocracia? Vivemos na era tecnológica tudo se resolve em um clique, ou quase tudo. 

Se você não quer deixar sua empresa fazer parte desse “quase”, um excelente SAC já vai contribuir muito com a satisfação e até mesmo a lealdade do cliente.

A ferramenta de software serve para prestar um serviço de excelência e qualidade para o cliente, lembrando que as empresas competitivas estão sempre em busca de melhorias que  tornem o trabalho mais eficiente. 

Melhoria e atualização no sistema é necessário e uma forma de otimizar o tempo e economizar dinheiro é adquirindo um suporte técnico, que vai melhorar o desenvolvimento da equipe e como consequência da empresa.

Você ainda está com dúvidas se sua empresa precisa do software de suporte?

Quais empresas precisam de Suporte Técnico de Software

Seja a empresa grande, média ou pequena ter um bom suporte, seja ele online, por chat ou ao vivo, faz toda a diferença na hora que o serviço for prestado aos clientes.

Toda empresa precisa de um suporte técnico, independente do seu segmento e do tamanho, isso porque vai facilitar a solução de problemas dos clientes, não deixando de prestar um serviço satisfatório e de qualidade.

Impactando diretamente no seu negócio com o cliente, não só ajuda na área de TI mas garante um atendimento mais rápido, técnico com excelência, é sempre uma boa opção, isso porque é o canal direto com o cliente. 
Self-Service para o cliente ao Suporte Técnico de Software

Pensou em comida? Calma, na verdade aqui não vamos falar sobre comida. Esse tipo de serviço dá uma maior permissão ao cliente obter ajuda por conta própria pois tem as informações necessárias para resolver o problema.

Sabemos que em uma empresa o telefone toca muitas vezes ao dia, com essa opção evita que o cliente fique na espera e para os que não gostam de depender de terceiros para ter a solução do problema é uma ótima decisão.

Existem várias opções que você pode oferecer para os seus clientes, como se ele tiver dúvidas possa encontrar as respostas facilmente, ter tutoriais, perguntas frequentes online.

Dê o suporte, mais interativo ou não, orientando por voz cada passo e se você tem um grande volume de clientes a finalização da compra é a parte mais esperada, a finalização da compra automática é uma ótima ferramenta.

O que buscar em um Suporte Técnico de Software

É importante antes de comprar um desses suportes saber bem o que melhor se encaixa com a sua empresa e se eles possuem alguns dos recursos importantes, vamos explicar cada um deles

Automação: Ter fluxos de trabalho inteligentes, efetuando e introduzindo correções sem a ter a necessidade do trabalho humano, facilitando e agilizando o suporte ao cliente;

Gerenciar Tíquetes: Gerencia os chamados de uma forma organizada, separando por categorias específicas; 

Insights orientados por dados: A experiência do cliente sempre vai ser importante para o negócio, os insights recomendam etapas, sugerem recursos e recomendam as áreas que precisam de mais atenção;
 
Recurso de multicanal: Com acesso móvel, em qualquer dispositivo vai permitir que a equipe tenha um controle do que está acontecendo independente do local onde estiver;

Personalização de Painéis: Organização de relatórios, compartilhando com outras pessoas, mantendo a organização e a eficiência da equipe durante o dia de trabalho;

Atendimento Proativo: Antes de esperar o cliente informar o problema o suporte vai enviar alertas para resolução ou manutenção de problemas.

Vimos o que você deve buscar  em um suporte antes de adquirir um, mas você sabe quais são os benefícios em ter na sua empresa?

Benefícios em ter esses suportes em sua empresa

Adquirir um software de suporte técnico vai ajudar a melhorar relacionamentos e fidelizar cada vez mais clientes. Com diversas ferramentas, todas com o mesmo objetivo solucionar problemas, alguns deles são:

Prevendo possíveis problemas, avisando a equipe de SAC quando algum equipamento está necessitando de algum reparo;
Oferece ao cliente um suporte rápido e imediato na hora que eles precisarem do suporte;
Aumentando a satisfação do cliente, mostrando que a equipe está prestando um excelente serviço;
Procure com atenção a empresa que vai contratar esse serviço.
Conclusão 

A função do suporte técnico é solucionar as reclamações do cliente, se tiverem alguma dúvida ou um problema entrando em contato com alguém da empresa para receber ajuda.

Não sendo mais um diferencial, passou a se tornar quase que uma obrigação para se manter no mercado que é tão competitivo.

Falhas e problemas acontecem, mas quando você se preparou antes e fez um contrato para ter um software que ajude no SAC, já diminui muito os problemas.

Tudo sobre o tema

Legislação: Lei n° 9.609/98 art. 8

Outras nomenclaturas

Contrato de Software de suporte técnico;
Contrato de Software de suporte;
Contrato de sistema de suporte.