27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Parceria de Corretagem agora agora
Analista de Marketing Amanda Guilherme
10/04/2021

Entenda tudo sobre o Contrato de Parceria de Corretagem 

Entenda o que é um contrato de parceria de corretagem e em quais situações você deve utilizá-lo. Como fazer, quais as cláusulas essenciais que devem constar no seu contrato. Modelo simples em PDF e word para imprimir.

Apostar em diferentes estratégias para ter um crescimento é a opção que muitos empresários ou os que desejam abrir um negócio.

Entre essas estratégias estão os investimentos em uma renda variável, para isso procuram uma Corretora de Valores, mas e quando não querem correr os riscos sozinhas? É aí onde muitos recorrem às parcerias. 

Entrar em um negócio com um parceiro pode até ser uma ótima opção, mas sempre com o objetivo de garantir a segurança de todos é feito o contrato de Parceria, continue lendo para entender melhor.

Como funciona o Contrato de Parceria de Corretagem?

Um contrato é quando existe um acordo firmado entre duas ou mais pessoas contendo cláusulas específicas como as obrigações e os direitos de cada parte, não só assegurando que o acordo vai ser cumprido mas deixando ambos os parceiros seguros se caso alguma cláusula deixar de ser cumprida.

No contrato de parceria de corretagem não é diferente, nesse documento vai estar definido as obrigações que ambos devem cumprir. Lembrando que, diferente da sociedade, o contato de parceria vai estabelecer em quais condições em que a parceria está sendo fechada.

Deve ser esclarecido as obrigações de cada parceiro, os valores que serão divididos e qual vai ser as funções de cada um dentro do acordo.

Não veja o contrato como uma parte necessária para formalizar mas sim como uma garantia de segurança, que seja feito em um cartório com todas as cláusulas dentro do contrato e com download imediato.

O que é uma parceria?

Para assinar um contrato e fazer uma parceria, antes é preciso entender o que essa parceria pode trazer de benefícios.

O nome parceria é usado quando duas ou mais pessoas vão fazer negócios, que são os chamados parceiros 

Afinal, o que é a corretagem? 

Se você se interessa pelo mundo financeiro é necessário entender cada detalhe dentro desse contrato, por isso, vamos explicar de maneira simples e detalhada o que é corretagem e porque ela é tão importante.

É nada mais do que uma taxa cobrada por uma Corretora de Valores que vai realizar operações de compra e venda de ativos de renda variável.

Usada para remunerar o trabalho da corretora e também bancar os custos de tecnologia, não há uma regra para decidir qual vai ser o valor cobrado, assim, cada corretora decide individualmente.

O que é uma Renda Variável?

Renda Variável é um tipo de investimento que não tem como prever se o retorno será positivo ou negativo, ou seja, tudo vai depender de como está o mercado financeiro. 
Corretora de valores o que é 

É uma Instituição financeira, não ache que ela é igual aos bancos, pois é com a Corretora de Valores que você vai ter acesso aos produtos de investimento, 

Ela faz a intermediação entre o investidor (Pessoas Físicas) e os outros órgãos Pessoas Jurídicas como o IBovespa.

Imagine que você quer de maneira segura fazer um investimento, para isso é necessário recorrer a corretora de valores.

É bom lembrar que uma corretora de valores não é um banco, mas possui ligação com essas instituições.

Taxa de Corretagem

Quando se fala em corretagem e corretora de valores logo se relaciona com a taxa de corretagem, mas você sabe o que é essa taxa?

Essa taxa é a quantia cobrada por cada negociação de compra e venda de ativos, podendo variar dependendo da instituição e qual operação foi feita.

Ou seja, depois de realizar uma operação na bolsa de valores a corretora vai retirar o valor da taxa que foi acordada antes dentro do contrato com a corretora.

Para saber se a corretora contratada cobra a taxa ou não é bom fazer a revisão do contrato que foi assinado.

Diferentes tipos de taxas 

Antes de ir logo investindo na renda variável saiba quais são as taxas que existem assim vai ser mais fácil na hora de saber onde colocar o seu dinheiro, também vai garantir que esses custos estejam dentro do seu orçamento.

Existem três tipos, elas são:

Corretagem fixa

É estipulado um valor fixo, independente do valor da operação será cobrado o valor fixo todas as vezes. Se por exemplo forem realizadas 7 operações no mesmo dia, todas vão ser cobradas no mesmo valor.

Corretagem variável

Aqui as taxas vão mudar de acordo com a quantia total da operação, tendo uma cobrança do percentual sobre o valor total

Corretagem mista

É aplicado uma taxa fixa e um percentual sobre o total que foi investido.

Corretagem e Corretagem Imobiliária

Cuidado, não confunda a Corretagem da corretora de valores com o da imobiliária. Os nomes podem ser iguais, mas o objetivo é diferente.

A taxa de corretagem, são usadas pelas corretoras para proporcionar melhores alternativas de conquistar um cliente, a empresa cobra esse valor, para custear a execução de cada operação e também a prestação de serviços.

Já na corretagem imobiliária, é uma comissão

Conclusão

Ao assinar o contrato ou fechar a parceria, algumas corretoras prestam consultoria com exclusividade para que o 

Tudo sobre o tema

Legislação: Código Civil  Art. 722.

Conceito: 

Vigência: 

O que não pode faltar 
Valores;
Assinaturas das testemunhas;

Outras nomenclaturas
Contrato de parceria 


Dúvidas mais frequentes

1. O que é um Contrato de Parceria?

O contrato de parceria é quando duas ou mais pessoas vão fazer

1. Por Contrato de Parceria de Corretagem?

É onde vai formalizar o contrato, ou seja, com as cláusulas

1. Por que é importante fazer o Contrato de Parceria de Corretagem?

No contrato é onde vai formalizar, ou seja, com as cláusulas certas, com os direitos e deveres de cada parte. Ter um contrato garante a segurança de cada um, caso aconteça algum imprevisto, como a quebra do contrato.

2. O que uma Parceria?

Uma parceria é quando duas ou mais pessoas desejam fazer um negócio, assim eles são chamados de parceiros.