27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Parceria de Corretagem agora agora
Analista de Marketing Amanda Guilherme
15/07/2021

Como fazer um Contrato de Parceria de Corretagem Imobiliária【Válido】?

Entenda o que é um contrato de parceria de corretagem e em quais situações você deve utilizá-lo. Como fazer, quais as cláusulas essenciais que devem constar no seu contrato. Modelo simples em PDF e word para imprimir.

Apostar em diferentes estratégias para ter um crescimento é a opção que muitos empresários ou os que desejam abrir um negócio.

Entre essas estratégias estão os investimentos em uma renda variável, para isso procuram uma Corretora de Valores, mas e quando não querem correr os riscos sozinhas? É aí onde muitos recorrem às parcerias. 

Entrar em um negócio com um parceiro pode até ser uma ótima opção, mas sempre com o objetivo de garantir a segurança de todos é feito o contrato de Parceria, continue lendo para entender melhor.

Chegou a hora do contrato, pode até parecer algo complicado, mas sabendo bem o que é esse documento e alguns outros detalhes importantes, vão de dar mais confiança, continue lendo o artigo para saber de todos os detalhes.

Como funciona o Contrato de Parceria de Corretagem?

Um contrato é quando existe um acordo firmado entre duas ou mais pessoas contendo cláusulas específicas como as obrigações e os direitos de cada parte, não só assegurando que o acordo vai ser cumprido mas deixando ambos os parceiros seguros se caso alguma cláusula deixar de ser cumprida.

No contrato de parceria de corretagem não é diferente, nesse documento vai estar definido as obrigações que ambos devem cumprir. Lembrando que, diferente da sociedade, o contato de parceria vai estabelecer em quais condições em que a parceria está sendo fechada.

Deve ser esclarecido as obrigações de cada parceiro, os valores que serão divididos e qual vai ser as funções de cada um dentro do acordo.

Não veja o contrato como uma parte necessária para formalizar mas sim como uma garantia de segurança, que seja feito em um cartório com todas as cláusulas dentro do contrato e com download imediato.

O que é uma parceria?

Para assinar um contrato e fazer uma parceria, antes é preciso entender o que essa parceria pode trazer de benefícios.

O nome parceria é usado quando duas ou mais pessoas vão fazer negócios, que são os chamados parceiros 

Afinal, o que é a corretagem? 

Se você se interessa pelo mundo financeiro é necessário entender cada detalhe dentro desse contrato, por isso, vamos explicar de maneira simples e detalhada o que é corretagem e porque ela é tão importante.

É nada mais do que uma taxa cobrada por uma Corretora de Valores que vai realizar operações de compra e venda de ativos de renda variável.

Usada para remunerar o trabalho da corretora e também bancar os custos de tecnologia, não há uma regra para decidir qual vai ser o valor cobrado, assim, cada corretora decide individualmente.

O que é uma Parceria de Corretagem Imobiliária?

Para ser um corretor de imóvel pode não ser tão fácil mas ter uma parceria imobiliária tem várias vantagens e principalmente se for feita de forma segura, com todas as cláusula

A Parceria de Corretagem Imobiliária é uma excelente estratégia para comercializar imóveis, mais que isso, pode ter um aumento na sua carteira de clientes.

Um exemplo disso é quando o cliente do seu parceiro deseja ter um imóvel e ele não tem, acontecendo assim a indicação. Deve saber que, assim como os gastos são divididos às comissões de venda também serão, mas existem vantagens e é sobre elas que vamos falar a seguir.

Vantagens de ter uma parceria imobiliária 

Esse modelo de contrato vem sendo muito usado, no Brasil e também no exterior, ter uma parceria traz muitas vantagens.

Como a dos seus imóveis ganharem mais visualizações, isso porque também vai ter um aumento na carteira de clientes, graças à parceria que foi realizada, gerando até mesmo uma fidelização dos clientes.

Corretor Autônomo e Corretor Associado

Ser corretor de imóveis tem várias opções como a de trabalhar como associado de uma imobiliária e por conta própria sendo um corretor autônomo.

Ao optar por ser um corretor associado isso pode fazer com que sua carteira expanda, pois é quando um ou mais profissionais dessa área se juntam para ter melhoras na venda, facilitando o alcance das metas.

O corretor autônomo tem maior liberdade, como montar o seu próprio horário, decidir em quais áreas quer trabalhar e também não tendo que dividir a comissão com outras pessoas, o que não acontece quando se é associado a alguma imobiliária.

Mediação Imobiliária

Existem diferenças entre corretagem e mediação, pois o medidor tem a função de aproximar o vendedor e o comprador.

Enquanto o corretor encaminha as negociações de compra do imóvel, demonstrando interesse em fazer a venda da melhor maneira possível 

Taxa de Corretagem de Imóveis

A taxa de corretagem é uma das formas de remuneração da prestação de serviço do profissional, é uma porcentagem cobrada para cada operação de compra e venda durante o trabalho em uma imobiliária.

Sempre que o contratado desempenhar uma atividade que envolve a consultoria ou a intermediação da negociação do imóvel, deve ser pago a taxa de corretagem, importante falar que, esse valor deve ter sido acordado antes.

 A taxa faz parte do valor total do negócio e deve ser avisada antes ao comprador, somente os profissionais que estão registrados no CRECI que podem receber o valor cobrado por esses serviços.

Tipos de Comissão Imobiliária

Existem vários tipos de cobrança, dependendo da modalidade de compra que está sendo feita terá uma comissão exclusiva.

Não existem valores definidos por lei, então em tese há espaço para negociação se for o caso. Mas é usado uma tabela como referência de honorário de corretagem, elas são:

  • Imóveis Urbanos: 6% a 8%
  • Imóveis Rurais: 8% a 10%
  • Imóveis Industriais: 6% a 8%
  • Venda Judicial: 5%

Se você está se perguntando quem deve pagar a comissão de corretagem, o contratante do serviço que deve pagar, ou seja, o proprietário do imóvel que deve pagar a comissão.

Caso, a compra do imóvel seja feita na planta, quem é o responsável por pagar a taxa de corretagem é o comprador.

Se houver desistência

Pode acontecer desistência, não só da compra da propriedade, como também da parceria e é pensando nesses casos que se vê a necessidade de ter a cláusula de quebra de contrato e rescisão.

Se caso houver desistência da parte do comprador, mesmo depois das realizações o comprador desistir, segundo o artigo 725 do Código Civil ainda sim será necessário a remuneração.

Tudo sobre o tema

Legislação: Código Civil, artigos 722 a 729

Conceito: O dono do negócio é o que contrata a intermediação com o corretor 

Vigência: 24 meses ou menos 

O que não pode faltar

  • Valores;
  • Assinaturas das testemunhas;
  • Quebra de contrato e rescisão;
  • Dados das partes;

Outras nomenclaturas

Contrato de parceria de venda de imóveis 


Dúvidas mais frequentes

1. O que é um Contrato de Parceria?

O contrato de parceria é quando duas ou mais pessoas vão fazer

2. Por Contrato de Parceria de Corretagem?

É onde vai formalizar o contrato, ou seja, com as cláusulas

3. Por que é importante fazer o Contrato de Parceria de Corretagem?

No contrato é onde vai formalizar, ou seja, com as cláusulas certas, com os direitos e deveres de cada parte. Ter um contrato garante a segurança de cada um, caso aconteça algum imprevisto, como a quebra do contrato.

4. O que uma Parceria?

Uma parceria é quando duas ou mais pessoas desejam fazer um negócio, assim eles são chamados de parceiros.

5. Como funciona o contrato de corretagem de imóvel?

No contrato de corretagem deve conter informações como os termos comerciais e também a respeito da comissão de cada corretor.

6. Cobrar pela taxa de corretagem é legal?

Não tem nenhum artigo dentro do Código Civil e nem do CDC que proíbe a prática.

7. Quem deve pagar a comissão?

A comissão será paga pelo vendedor do imóvel, poderá somente ser feita pelo comprador se houver autorização do proprietário e se a negociação for feita por mais de um corretor, a comissão será dividida igualmente entre eles.