27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Consultoria agora agora
Analista de Marketing Patrícia Leal
10/09/2021

Entenda o que nunca te falaram sobre o Contrato de Consultoria (Atualizada).

Quais são as características principais? Como fazer o Contrato de Consultoria?  Qual o benefício de fazer o contrato? Quem é responsável por fazê-lo? Modelo de contrato simples e atualizado para imprimir em Word e PDF.

O contrato de consultoria é um documento onde se estabelece legalmente, uma relação trabalhista entre duas pessoas ou entre uma pessoa e uma empresa. Neste artigo você irá encontrar as respostas para as dúvidas mais frequentes e a possibilidade de realizar o seu contrato de forma rápida e segura. 

1. O que é o Contrato de Consultoria?

Um contrato de consultoria é um documento onde se estabelece legalmente, uma relação trabalhista entre duas pessoas ou entre uma pessoa e uma empresa. Neste documento ficam especificadas coisas de extrema importância para um prestador de serviços, como: remuneração, prazo de prestação de serviços, objeto de trabalho, obrigações do contratado, liberação do pagamento e obrigações do contratante.

O consultor é um profissional especializado em uma determinada área de conhecimento e por este motivo apoia pessoas e empresas na qualificação de seus resultados. Ele pode atuar de forma autônoma ou a partir de uma empresa de consultoria.

2. Quais são os tipos de Contrato de Consultoria?

No ramo da consultoria, existem 5 tipos de prestações de serviços para um consultor, porém os contratos não se diferem muito um do outro, mas sim o trabalho prestado pelo contratado. Abaixo veremos um pouco de cada uma dessas 5 formas de consultoria.

  •  Consultoria estratégica:

Na consultoria estratégica, os objetivos estão ligados a entender os prós e os contras de uma empresa. Assim como entender também, as oportunidades e as ameaças, para que com isso seja possível desenvolver planos de ações funcionais para alcançar resultados e tornar um negócio mais produtivo e rentável.
Isso envolve fazer um diagnóstico organizacional e encontrar oportunidades de melhoria dentro da empresa e, em seguida, fazer a implementação do planejamento.
O diferencial dessa consultoria é guiar o cliente, oferecendo pontos de vista que garantam a sustentabilidade de seu negócio dentro de um longo prazo.

 

  • Consultoria especializada em áreas ou setores específicos:

Existem algumas atividades que exigem consultores especializados para a elaboração dos serviços. Por exemplo, uma consultoria de recursos humanos irá ajudar a empresa a solucionar algumas questões sobre demissão, contratação, condições de trabalho, treinamentos e cursos, entre outras coisas.
Um outro exemplo é uma consultoria no setor gastronômico. Os consultores ajudarão com orientações experientes para alguém que quer abrir um restaurante ou alavancar o potencial de um já existente.
Um terceiro exemplo fica por conta da consultoria em gestão de reembolsos de funcionários. Um auxílio que visa otimizar os seus processos de reembolso, melhorar a sua política de ressarcimentos de funcionários e tornar a alçada de aprovação mais fluída.
 

  • Consultoria financeira

A consultoria financeira tem como objetivo lidar com uma parte delicada de uma empresa, o gerenciamento de seus recursos financeiros, receitas e investimentos.
Quando uma empresa não consegue se consolidar financeiramente, uma alternativa é contratar uma consultoria especializada no assunto.
Um gestor de tecnologia, por exemplo, pode ser um gênio da programação e ter um sócio que sabe tudo de marketing, mas seu time necessita de alguém focado em finanças.

 

  •  Consultoria de gestão de risco

Uma consultoria em gestão de riscos tem uma função bem centrada. Ele executa o dever de apontar e analisar os possíveis riscos que a empresa poderá enfrentar.
Ele identifica ameaças e age como um gerenciador de crises, definindo medidas de prevenção e proteção para cada caso. Essa modalidade de consultoria é um processo complexo, mas indispensável para a saudável gestão de empreendimentos. Ele protege o desempenho da empresa e traz melhorias na tomada de decisões, visando o crescimento sustentável.
Por se tratar de uma atividade importante, uma consultoria de gestão de riscos permite que a empresa foque sua atenção em atender às necessidades de seus clientes, enquanto a consultoria se dedica a gestão dos riscos.
Dessa forma, o time de gerenciamento tem a função de alertar as empresas dos riscos associados a escolhas estratégicas e operacionais ruins que ameacem suas metas e os objetivos.

 

  •  Consultoria de marketing

Em alta demanda por empresas, uma consultoria de marketing empresarial se concentra em investigar o comportamento do cliente. Desta forma, você pode descobrir seus desejos e necessidades e desenvolver estratégias para conquistá-los.
 Uma boa pesquisa de marketing costuma ser uma das principais tarefas da consultoria. Quando a área comercial não tem sucesso, o problema muitas vezes não é com vendas, mas sim com os conceitos dos produtos e serviços oferecidos pela empresa que não atendem às demandas do mercado.
A melhor coisa a se fazer quando uma empresa vai mal é traçar um plano de marketing funcional para tentar reverter a situação. Dessa forma, você pode atender às expectativas do público-alvo novamente e torná-los clientes fiéis.

Porém, ele não pode ser feito por qualquer um, pois há algumas exigências que a maioria das pessoas não sabem e se elas não estiverem em seu contrato, ele não será válido.


   

3. O que não pode faltar em um Contrato de Consultoria?

 Existem diversos tipos de contratos de consultoria e, por esta razão, suas características podem se modificar na mesma proporção das diferentes modalidades de serviços prestados. Entretanto, inerente a todos os contratos de consultoria, é imprescindível que deles conste, de forma clara e objetiva, os seguintes itens:

1- O serviço a ser prestado;

2- Suas condições de prestação (quantos funcionários serão utilizados, onde o serviço será prestado, de que forma será prestado);

3- Forma de pagamento;

4- Responsabilidade no caso de danos originados pela prestação de serviços ao tomador;

5- Responsabilidade no caso de atraso na prestação dos serviços;

6- Responsabilidade na hipótese de atraso no pagamento;

7- Responsabilidade no caso da impossibilidade da prestação do serviço por culpa do prestador ou do tomador, ou por fato estranho ao contrato;

8- Cláusula com a lei aplicável e o foro judicial competente na hipótese de discussão judicial;

9- Prazo do contrato e suas hipótese de renovação;

10- Cláusula de sigilo para proteção de informações que, eventualmente, o tomador de serviço entre em contato ao longo do contrato.

4. Contrato de Consultoria e Contrato de Prestação de Serviço são os mesmos?

  •     Contrato de Consultoria:

Um contrato de consultoria é um documento onde se estabelece, legalmente, uma relação trabalhista entre duas pessoas ou entre uma pessoa e uma empresa. Neste documento ficam especificadas coisas de extrema importância para um prestador de serviços, como: remuneração, prazo de prestação de serviços, objeto de trabalho, obrigações do contratado, liberação do pagamento e obrigações do contratante.

 

  • Contrato de Prestação de Serviço:

O contrato de prestação de serviço nada mais é do que um documento que estabelece e assina um acordo entre o parceiro contratual e o prestador de serviços, através do qual o parceiro contratual assume a obrigação de realizar a tarefa pretendida por uma taxa determinada previamente.

Em resumo, ambos possuem muitas características em comum, entretanto não são as mesmas coisas.

5. Como fechar um contrato de Consultoria?

Para fechar um contrato de consultoria é necessário requisitos básicos para atrair um cliente, como: Um modelo de proposta de consultoria bem organizado e projetado, resumo da proposta do projeto, soluções e entregáveis do projeto, valores, termos e condições, e um sumário bem elaborado com seus planos de consultoria.

 

Tudo sobre o Tema:

Legislação: Código Civil 

Conceito: Um contrato de consultoria é um documento onde se estabelece legalmente, uma relação trabalhista entre duas pessoas ou entre uma pessoa e uma empresa. Neste documento ficam especificadas coisas de extrema importância para um prestador de serviços, como: remuneração, prazo de prestação de serviços, objeto de trabalho, obrigações do contratado, liberação do pagamento e obrigações do contratante.

Vigência: 4 anos, podendo haver renovação por parte do contratante.

Outras nomenclaturas para este documento: 

Contrato de planejamento

Contrato de consultoria empresarial

Contrato para fins de diagnóstico empresarial 


Dúvidas mais frequentes

1. Quais são os principais tipos de consultorias?

Consultoria estratégica, Consultoria especializada em áreas ou setores específicos, Consultoria financeira, Consultoria de gestão de risco e Consultoria de marketing.

2. O que é um consultor empresarial?

O consultor é um profissional especializado em uma determinada área de conhecimento e por este motivo apoia pessoas e empresas na qualificação de seus resultados. Ele pode atuar de forma autônoma ou a partir de uma empresa de consultoria.

3. Contrato de Consultoria e Contrato de Prestação de Serviço são as mesmas?

Ambos possuem muitas características em comum, entretanto não são as mesmas coisas.