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Analista Gustavo Costa
06/08/2022

Os 5 erros mais comuns ao fazer um Contrato de Consultoria de Marketing- e como evitá-los

Descubra como fazer modelo de Contrato de Consultoria de Marketing? Quais são as obrigações e responsabilidades de ambas as partes? Como ser um bom consultor de marketing? Modelo simples e adaptado a nova Lei para baixar em Word e PDF.

  1. 1. Por que realizar um Contrato de Consultoria?
  2. 2. Como realizar a contratação de Consultores de Marketing?
  3.    2.1 Documentos de ambas as partes
  4.    2.2 Descrição da Consultoria de Marketing
  5.    2.3 Condições do Pagamento
  6. 3. Como se tornar um bom consultor de Marketing Digital?
  7. 4. Cláusula de Confidencialidade de Consultoria de Marketing
  8. 5. Como realizar a quebra de um Contrato de Consultoria de Marketing?

Você não tem lucrado muito com o planejamento recente de sua empresa e pretende encontrar novos meios para entender seus rendimentos e público-alvo? 

Você provavelmente sabia que um profissional que realiza consultorias de marketing será uma luz para compreender ainda mais sobre as vendas, lucros e desenvolvimento de sua empresa? 

Pois bem, um(a) consultor(a) de marketing é essencial para realizar novas análises de seu negócio para que sejam alcançados novas metas que são previamente estabelecidas após realizar uma nova abordagem estratégica. 

Além de tal importância dessa profissão, é extremamente importante que um consultor possa fechar um contrato com um documento que evidencie todas as informações das partes, descrição das atividades e responsabilidades que cada um deverá desempenhar durante a vigência do contrato. 

Neste artigo você poderá compreender melhor a importância de um(a) consultor(a) e quais são as informações que você deve estabelecer em um contrato, a fim de que este tenha validade em qualquer âmbito do direito. 

1. Por que realizar um Contrato de Consultoria?

É evidente que muitas pessoas têm dúvida acerca da elaboração de um contrato e todos os benefícios que um documento como este pode trazer para ambas as partes. 

Um Contrato de Consultoria deve ser precisamente elaborado para atestar as obrigações e responsabilidades de ambas as partes em um elo de prestação de serviços relacionado ao marketing. O fato da elaboração desse documento é com objetivo de formalizar todas as atividades a serem desempenhadas pelo consultor. 

As vantagens de um contrato são aclarar ainda mais toda a prestação de serviço, a previsão financeira (desde as condições do pagamento, até possíveis multas ou correções monetárias que são incididas pela quebra contratual), a segurança jurídica (sendo um passo fundamental na elaboração de um contrato), planejamento e controle dos prazos e deveres. 

As informações de ambas as partes também estarão dispostas nas entrelinhas do contrato, pois se alguma intimação for realizada para resolver questões contratuais, a parte poderá utilizar dos dados fornecidos em um contrato. 

O mesmo serve para a criação de notificações sobre pagamentos, mudança de informações, reajustes no preço da consultoria, ou qualquer coisa que tenha sido formado previamente entre as partes deverá ser informado em um documento informativo. 

Imagine que você tenha sido chamado para prestar serviços de consultoria de marketing para alguma agência. Entretanto, durante a prestação, você não está recebendo o valor devido e previamente estabelecido no contrato de consultoria. 

O que fazer diante dessa situação de inadimplência?

Há várias maneiras de poder reaver os direitos previstos em um contrato diante da inadimplência do pagamento, haja vista que cláusulas para o atraso devem ser presentes em um contrato de consultoria. 

A parte prejudicada poderá entrar em contato com as informações disponibilizadas no contrato com a outra parte, a fim de comunicar a falta do pagamento que foi estipulado para uma data específica, por exemplo, sempre até o quinto dia útil de cada mês. 

Caso não haja nenhuma resposta do contratante, a parte lesada poderá rescindir o contrato imediatamente e procurar as autoridades competentes para dar andamento no processo judicial, visto que não é possível encontrar uma resolução pacífica com a outra parte. 

Essa e outras situações podem acontecer durante a prestação de um serviço, como a consultoria de marketing. 

Por isso, você deve elaborar um documento jurídico como este que terá respaldo legal e te dará mais segurança perante todas as manifestações de direitos e deveres de um indivíduo.

2. Como realizar a contratação de Consultores de Marketing?

Empresas sempre desejam aumentar os seus lucros e as vendas de produtos ou até mesmo serviços. Porém, não é possível investir em negócios que, talvez, não trarão ótimos resultados em um futuro próximo para uma sede.

Portanto, é necessário sentar e entender qual será o próximo passo a ser dado pela empresa e quais serão os sacrifícios que deverão ser feitos para melhorar a prosperidade de um negócio. É nesse momento que pode entrar a figura de um(a) Consultor(a) de Marketing.

A contratação de consultores de marketing é uma modalidade bem presente em empresas que desejam compreender serenamente os objetivos e alcances que sua sede pode projetar. Por esse motivo, o marketing é um setor que gera muitas oportunidades e aumentos significativos de dados e vendas. 

Mas afinal, o que é uma consultoria de marketing? Quais são as possibilidades que podem existir nessa consultoria? 

A consultoria nada mais é do que uma análise de dados de uma empresa, projetando quais são as possíveis ações ou vias que podem ser realizadas para alcançar algum determinado objetivo. 

Aplicação de estratégias são um dos principais meios para entender as ligações entre o empreendedor e os consumidores de tais produtos ou serviços. Sempre levando em consideração quais são os meios mais utilizados pelas pessoas na sociedade moderna para que tais estratégias sejam desenvolvidas. 

Para isso, como foi visto no tópico anterior, um contrato é extremamente necessário para determinar quais serão as atividades desempenhadas pelo consultor e as obrigações da parte contratante no que tange às condições de pagamento. 

Tais informações que não devem ser esquecidas são:

2.1 Documentos de ambas as partes:

As informações de ambas as partes devem estar devidamente apresentadas no contrato, a fim de evidenciar os dados para contato ou para serem utilizados em alguma notificação ou intimação judicial, caso haja descumprimento e insolvência de algum problema contratual.

2.2 Descrição da Consultoria de Marketing:

A descrição do objeto de contrato é uma das partes mais fundamentais de um contrato, pois este específica exatamente todas as atividades que são esperadas do consultor de marketing e quais são os nichos que este deverá desempenhar durante o período de vigência de tal consultoria. 

As naturezas de consultoria pode ser inclinada para o marketing digital (modalidade que reúne um conjunto de estratégias para atingir públicos nos meios digitais, tais como redes sociais) e marketing multinível (modalidade conhecida como marketing de vendas, onde são recrutados indivíduos que atuam diretamente na venda de produtos que são repartidos com os lucros obtidos). 

2.3 Condições do Pagamento:

As condições de pagamento devem estar presentes em um contrato, pois evidencia todas as informações referente ao valor que será repassado sempre de forma semanal ou mensal para o consultor. 

Além disso, será necessário informar o valor expresso e os prazos que devem ser seguidos pela parte contratante no que tange o devido pagamento ao consultor de marketing.

3. Como se tornar um bom consultor de Marketing Digital?

Um bom consultor deve ter experiência significativa para prestar serviços a uma empresa, agência ou indivíduos que solicitam tais atividades para compreender sobre os rendimentos e possíveis ações estratégicas. 

Uma consultoria de marketing é essencial, pois é possível compreender de forma minuciosa as vendas e lucros de uma empresa, além de ajudar a levantar um plano estratégico para alcançar mais visibilidade no mercado e garantir que alterações possam ser feitas internamente, a fim de potencializar as mudanças que até então não foram exploradas. 

Tais atividades de um consultor são: realizar diagnósticos de problemas de uma empresa, análise da persona e do público-alvo, planejamento de novas campanhas e paralisação dos investimentos das velhas campanhas, monitoramento dos resultados que são obtidos com a nova abordagem, ajudar as empresas a analisarem precisamente todos os concorrentes, dentre outras. 

Além de ter conhecimento e experiência em todas as atividades citadas anteriormente, é super importante que você saiba fechar negócios de forma segura, evitando dores de cabeça ou qualquer ação jurídica. 

Portanto, é extremamente recomendado que o consultor realize contratos com as empresas para garantir segurança jurídica diante de qualquer situação que possa acontecer. 

Aliás, outra recomendação é a verificação da jurisprudência durante a elaboração de um contrato. Muitos consultores podem ser leigos acerca das ações legais que regem um contrato de consultoria e, por esse motivo, aconselha-se que você encontre serviços competentes para auxiliar na elaboração de um contrato

4. Cláusula de Confidencialidade de Consultoria de Marketing

Você sabe quais são as normas legais de uma cláusula de confidencialidade, ou para que serve esta cláusula em um contrato de consultoria de marketing?

Diante das atividades de um consultor de marketing, este estará trabalhando com informações confidenciais de uma empresa e será extremamente importante que haja uma cláusula para determinar as responsabilidades que o consultor deverá desempenhar para não divulgar nenhuma informação. 

A divulgação de informações sem o consentimento do contratante pode resultar na rescisão contratual de forma imediata, visto que houve a quebra da confiança entre as partes contratantes e uma multa deverá ser incidida à parte que realizou tal divulgação. 

Essa cláusula além de evidenciar a ciência de ambas as partes sobre tais responsabilidades, deve ser estipulada uma multa financeira motivada pela quebra contratual com a divulgação das informações de rendimentos, lucros, ou qualquer dado que possa comprometer o planejamento pleno de alguma empresa. 

Portanto, como foi visto, é muito importante que um contrato seja devidamente estruturado para abordar tais circunstâncias que podem acontecer durante a vigência de um contrato de consultoria e, por isso, é recomendável que você realize tal contrato com o auxílio de serviços competentes, como um cartório online. 

5. Como realizar a quebra de um Contrato de Consultoria de Marketing?

A quebra de um contrato de consultoria é uma situação que pode ser motivada por diversos fatores. Por isso, é de extrema importância que tais situações sejam explicitamente mencionadas no documento legal para evitar dores de cabeça entre as partes contratantes.

É comum que muitos contratos sejam rescindidos por falta de pagamento do serviço contratado. A consultoria é conhecida por prestar um serviço específico e, portanto, é sempre necessário que seja considerada a apresentação da contraprestação de tais atividades feitas pelo consultor de marketing. 

Logo, é importantíssimo que as informações sobre as partes sejam devidamente apresentadas no contrato, além de realizar a descrição completa e detalhada de todas as atividades que serão desempenhadas pelo(a) consultor(a) de marketing. 

Essa ação de descrição serve para evitar qualquer desentendimento ou cobranças por parte da contratante, tendo em vista que todas as atividades estarão presentes no contrato e deverão ser realizadas pelo contratado. 

Além disso, muitas pessoas têm dúvidas acerca da rescisão contratual e como esta deverá acontecer caso seja solicitado por uma ou ambas as partes. Há a rescisão contratual amigável e a unilateral. 

Na rescisão unilateral, é crucial que seja realizado uma notificação a ser enviada a outra parte com a solicitação da quebra ou rescisão contratual, apresentando os motivos para a realização de tal ação. 

O contrato pode ter entre suas cláusulas a aplicação de multas ou penalidades para a parte que desejar realizar a quebra precipitada do contrato por algum motivo. Por isso, é imprescindível que todas as informações sejam adicionadas no contrato para que não haja nenhum desentendimento das responsabilidades. 

Após entender sobre a rescisão unilateral, na rescisão amigável é possível que ambas as partes entrem em acordo para que o contrato possa ser encerrado sem a aplicação de multas ou penalidades, sempre tendo em vista a quitação de qualquer pendência durante a consultoria de marketing. 

Essas e todas as outras informações devem ser presentes no contato para que este tenha validade em qualquer área do direito, podendo as partes reverem direitos que foram previamente estabelecidos e garantidos após a assinatura do contrato.  

Tudo sobre o Tema:

Legislação: Código Civil (Lei federal n. 10.406/2002) 

Conceito: Documento utilizado para firmar uma consultoria de marketing entre um profissional e uma empresa ou agência. O contrato é necessário para estabelecer todas as obrigações e responsabilidades entre as partes que assinam um documento jurídico. 

Vigência: A vigência do contrato pode ser de 3 (três) meses a 12 (doze) meses

O que não pode faltar:

  • Documentos de identificação de ambas as partes;
  • Descrição da Consultoria de Marketing (se é para marketing digital ou multinível);
  • Condições do Pagamento;
  • Cláusula do Termo de Confidencialidade;
  • Descrição das Obrigações e Responsabilidades;
  • Ação Renovatória e Rescisão Contratual. 

Outras nomenclaturas para este documento: 


Dúvidas mais frequentes

1. Como realizar um Contrato de Consultoria?

O contrato deve ser feito de acordo com a legislação vigente e com a apresentação de informações pessoais das partes, além da descrição completa dos serviços e obrigações a serem cumpridas.

2. Como ser um bom consultor de marketing?

Para ser um bom consultor de marketing, você precisa adquirir experiência na área, a fim de garantir que seu trabalho possa proporcionar ótimos resultados na empresa que solicitar a contratação

3. Quais são as penalidades se houver rescisão contratual?

A rescisão pode acontecer por diversos fatores e a maioria deles devem ser devidamente apresentados no contrato, com o objetivo de dar opções a ambas as partes caso haja alguma situação delicada.