27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo agora agora
Analista Gustavo Costa
06/08/2022

Os 5 erros mais comuns ao fazer um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo- e como evitá-los

Descubra como fazer modelo de Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo? O que é um Personal Stylist? Como é determinado as obrigações e responsabilidades de um consultor de imagem? Saiba TUDO sobre a elaboração de um contrato de consultoria. Modelo simples e adaptado a nova Lei para baixar em Word e PDF.

  1. 1. O que é um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo?
  2. 2. Como fazer um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo?
  3.    2.1 Dados das partes contratantes
  4.    2.2 Descrição da Consultoria
  5.    2.3 Prazo Contratual
  6. 3. Como ser uma boa Consultora de Imagem e Estilo?
  7. 4. Quanto custa uma Consultoria de Imagem e Estilo
  8. 5. Como acontece a Rescisão Contratual de um Contrato de Consultoria?

Você por acaso é um profissional de consultoria de imagem e estilo e está encontrando meios de trazer mais segurança para o seu negócio? 

Ou você é uma empresa ou indivíduo que deseja contratar um consultor(a) de imagem e estilo para alguma atividade como: realização de books ou eventos grandes? 

Pois bem, um consultor de imagem e estilo nada mais é do que um profissional que será responsável por reunir o máximo de informação sobre a sua pessoa, empresa, estilo de vida, crenças e valores para criar a melhor imagem que você deve transmitir aos seus clientes ou público. 

Entretanto, muitas pessoas não sabem que para criar uma relação de consultoria, deve ser elaborado um contrato que possa estipular todas as atividades e obrigações que um(a) consultor(a) deve cumprir diante de um documento como este. 

É por esse motivo que neste artigo iremos abordar sobre a realização de um contrato de consultoria, a fim de evidenciar quais são as informações mais importantes e como devem ser executadas quaisquer pendências que passarem a existir no decorrer de um contrato.

1. O que é um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo?

O contrato de consultoria de imagem é uma modalidade altamente requerida no Brasil, pelo aumento de profissionais de moda e estética que estão entrando no mercado e garantindo clientes para a renovação da imagem e como esta irá transmitir ao público. 

Quando um documento é feito, a segurança jurídica ganhará força diante de possíveis situações que podem acontecer no percurso de um contrato de consultoria, haja vista que ambas as partes estarão respaldadas pelas leis que regem tal prestação de serviços a um indivíduo e suas respectivas obrigações.

Um dos principais objetivos de um contrato de consultoria é fornecer as informações essenciais da parte contratante e da contratada, além de explicitar o trabalho que deve ser feito pelo consultor de imagem e estilo durante um determinado período que deve estar disposto no documento, visto que este período será o prazo de vigência de um contrato. 

Por isso, uma vez expressadas todas as condições de uma consultoria, deve ser estipulado o período das atividades, bem como as condições de pagamento ao prestador e cláusulas acerca das responsabilidades e obrigações que ambos devem desempenhar para que o negócio jurídico seja pleno diante da legislação vigente.

Outrossim, todas as informações que são disponibilizadas em um contrato devem atestar veracidade perante todos os direitos e deveres de um cidadão, visto que se alguma informação estiver errada ou for omitida durante a elaboração de um contrato, este deverá ser automaticamente rescindido e uma imputação financeira deve ser direcionada a parte inadimplente. 

Desta forma, é essencial que todas as informações estejam dispostas no contrato para que sejam evitadas qualquer surpresa durante o andamento da consultoria ou desentendimentos entre as partes. 

É crucial que você possa receber assistências de serviços jurídicos, como um cartório online ou advogado, que entenda precisamente sobre a jurisprudência necessária para garantir segurança ao contrato perante as leis aplicáveis. 

2. Como fazer um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo?

Um contrato de consultoria deve ser preenchido com algumas informações que serão demasiadamente cruciais em seu contrato, a fim de que sejam apresentados às partes, o objeto de contrato e todos os trâmites das condições de pagamento e obrigações a serem cumpridas.

2.1 Dados das partes contratantes:

As informações das partes contratantes devem ser firmadas no contrato para realizar a identificação das pessoas que assinarão o documento. Além disso, é extremamente importante entender que os requisitos de documentos podem diferir entre pessoas jurídicas e pessoas físicas. 

Para isso, as pessoas físicas devem apresentar: Nome Completo, RG, CPF, Ocupação, Estado Civil, Endereço Residencial e dados para contato. Para as pessoas jurídicas, é necessário informar: Razão Social, CNPJ, Endereço da Empresa e dados de identificação do representante da sede.

2.2 Descrição da Consultoria:

Também conhecida como Personal Stylist, é imprescindível que uma descrição sobre essa prestação de serviço seja adicionada ao contrato, a fim de garantir uma transparência maior a ambas as partes sobre as atividades que devem ser desempenhadas pela parte contratada, ou seja, a consultora de imagem e estilo.  

Dessa forma, a parte contratante estará ciente de todos os trabalhos que deverão ser desempenhados pela consultora e, caso haja alguma contrariedade de conduta para com o contrato firmado, a parte contratante poderá solicitar tais serviços que foram evidenciados no documento, fazendo uma rescisão conjuntamente com a outra parte. 

2.3 Prazo Contratual:

Assim como qualquer contrato, é necessário que um prazo de consultoria seja devidamente estipulado entre as partes, atribuindo a ambas partes deveres e direitos que estarão vigentes ao mesmo tempo que o documento jurídico, visto que este só terá um final quando o período de vigência acabar. 

Normalmente, uma pessoa pode realizar a locação de equipamentos pelo prazo mínimo de 1 (um) ano, a fim de compreender como será a realização da instalação e o uso contínuo por esse período de tempo. Por isso, é possível que o locatário solicite a renovação contratual do serviço para estipular outro período de permanência com os equipamentos. 

Normalmente, em prestações de serviços de uma consultoria de imagem e estilo, o prazo mínimo de um contrato é entre de 4 semanas a 2 meses ou 6 a 12 (seis a doze) meses de duração, quando a consultoria é direcionada para uma empresa que trabalha com imagem e estilo. Podendo ainda ser renovado se ambas as partes estiverem de acordo para tal ação. 

Portanto, tendo todas as informações em mente, é importante que um contrato possa estabelecer todos os dados referente aos indivíduos, à natureza da consultoria e condutas que são esperadas por ambas as partes durante a vigência do mesmo

3. Como ser uma boa Consultora de Imagem e Estilo?

Muitas dúvidas podem surgir no que tange a imagem do consultor aos clientes que requerem a prestação de serviços de consultoria de imagem. 

Por esse motivo, é altamente recomendado que você faça a descrição detalhada dos serviços e atividades que serão desempenhadas para com o(s) cliente(s), seja de uma loja, empresa, ou atendimento individual. 

Essa descrição das atividades serve para que durante o desenvolvimento de suas funções, não seja cobrado "realizações de atividades X" que, normalmente, estão dispostas em um contrato de consultoria. Isso pode acontecer, pois a maioria das pessoas são leigas e não conhecem exatamente as funções de um Personal Stylist

Portanto, para que seu trabalho esteja totalmente claro para uma empresa ou clientes individuais, é extremamente necessário que você elabore um documento que estabeleça todas as obrigações e responsabilidades que você, como consultor(a) de imagem, tem em relação ao cliente ou empresa. É comum que muitas pessoas gostem de extrapolar nas questões de: horários, atividades e requerimentos. 

Diante disso, é necessário que você crie um documento que contenha todas essas informações de forma detalhada e previamente estabelecido entre a outra parte, a fim de que nenhum desentendimento possa surgir no futuro. 

Além disso, você garante uma segurança jurídica em casos de quebra contratual, descumprimentos de qualquer cláusula que foi precisamente estabelecida ou desrespeito pela outra parte. 

Um contrato elaborado de acordo com as exigências legislativas, confere a ambas as partes uma segurança jurídica diante de possíveis situações que podem acontecer no decorrer das atividades de uma consultoria. Por isso, é recomendável que você tenha auxílio de serviços que entendem exatamente de todas as questões que devem ser apresentadas em um contrato. 

4. Quanto custa uma Consultoria de Imagem e Estilo

O preço de uma consultoria de imagem e estilo pode variar bastante de acordo com a cidade, estado, o nível de experiência do profissional em questão, do pacote e atividades oferecidos pelo Personal Stylist e também das condições de deslocamento para atender a uma empresa ou cliente individualmente. 

A relação encontrada dos preços que são requeridos em uma consultoria pode variar entre R$ 1.000,00 a R$4.000,00, por exemplo. Visto que despesas como: deslocamento e transporte, despesas de material fotográfico ou audiovisual, dentre outros de mesma natureza, devem ser presentes na equação. 

Por tal circunstância, a elaboração do contrato será importante para evidenciar todos as condições do pagamento que devem ser realizados ao consultor(a) sempre após as atividades realizadas ou de forma mensal, como se houvesse uma relação trabalhista. 

Porém é sempre bom ressaltar, a consultoria não há vínculos empregatícios, ou seja, a parte (uma empresa) que solicita os serviços de uma consultoria de imagens não precisa realizar o vínculo empregatício, visto que um contrato poderá estabelecer todas as informações e obrigações que cada um deve cumprir. 

Logo, é possível entender a essencialidade de um contrato perante todas as obrigações que devem ser desempenhadas pelas partes. Por isso, recomenda-se que você elabore um documento jurídico que possa evidenciar todas as questões necessárias para realizar uma consultoria sem problemas ou desentendimentos

5. Como acontece a Rescisão Contratual?

A quebra de um contrato de consultoria é uma situação que pode acontecer motivada por diversos fatores. E, por esta questão, é extremamente importante que tais situações venham a ser explicitadas no documento jurídico, a fim de evitar qualquer dor de cabeça entre as partes contratantes. 

É comum que muitos contratos sejam rescindidos pela ausência de pagamentos direcionados ao serviço que foi contratado. A consultoria é conhecida pela prestação de um determinado serviço e, com isso, é sempre necessário que haja uma contraprestação pela execução de tais atividades pela parte contratada. 

Desta maneira, é imprescindível que todas as informações sobre possíveis circunstâncias que podem levar ao distrato ou rescisão contratual devem ser devidamente apresentadas no documento, a fim de evitar desavenças ou desentendimentos entre as partes contratantes. 

Mas no que tange a rescisão contratual, há dois tipos de quebras contratuais que devem ser apresentadas no documento, são estas: a rescisão amigável e a rescisão unilateral. 

Na rescisão unilateral, é extremamente importante que seja notificado a parte sobre a solicitação de rescisão do contrato. Essa solicitação tem de ser de conhecimento de todas as partes, com o objetivo de evitar qualquer situação delicada ou surpresas. 

Além do mais, se o contrato dispor de alguma cláusula acerca das multas ou penalidades pela quebra precipitada do contrato, deve ser incidida a parte que solicitou a quebra ou a parte inadimplente pelo atraso do pagamento. 

Já na rescisão amigável, ambas as partes devem estar de acordo ao finalizar o contrato sem que haja imputação de multas ou penalidades pela quebra precipitada. Por isso, faz-se muito importante que todas essas informações estejam dispostas no documento jurídico. 

Tudo sobre o Tema:

Legislação: Código Civil (Lei federal n. 10.406/2002) 

Conceito: Documento que serve para estabelecer todas as atividades que serão desempenhadas por um(a) consultor(a) de imagem e estilo para homens e mulheres. O contrato se assemelha a um de prestação de serviços, porém há alguns detalhes que são divergentes e devem ser devidamente entendidos pelas partes contratantes.

Vigência:  Pode ir de 4 semanas a 2 meses ou de 6 a 12 meses. 

O que não pode faltar:

  • Informações de ambas as partes, como: RG, CPF, endereço, ocupação, nacionalidade, dentre outros. 
  • Descrição detalhada de todas as atividades que serão desempenhadas pela consultoria;
  • Cláusulas acerca das condições de pagamento, se será semanal ou mensal;
  • Cláusulas acerca da Renovação e Recisão Contratual. 

Outras nomenclaturas para este documento: 

  • Contrato de Serviços de Consultoria de Imagem e Estilo;
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculino;
  • Consultoria de Imagem e Estilo Feminino;
  • Consultoria de Imagem e Estilo para a Mulher Cristã
  • Consultoria de Imagem e Estilo para Mulheres Religiosas;
  • Consultoria de Imagem e Estilo para Book

Dúvidas mais frequentes

1. O que é um Contrato de Consultoria de Imagem e Estilo?

O contrato é um documento jurídico que serve para evidenciar todas as obrigações e atividades que um(a) consultor(a) deve realizar de acordo com o desejo e objetivo que um indivíduo pretenda atingir.

2. Quanto custa uma Consultoria de Imagem e Estilo?

O preço dessa consultoria pode variar bastante de acordo com alguns elementos proporcionados por cada consultor. Por isso, é recomendável que todos esses preços estejam dispostos no contrato para que nenhuma informação seja omitida.

3. Como ser um bom/boa consultor(a) de imagem e estilo?

É muito importante que você estabeleça todas as suas atividades e seu nível de experiência no mercado. Além disso, é importante que você sempre realize um contrato para firmar todos os acordos feitos entre uma empresa ou indivíduo.