27 Pessoas online preenchendo o Contrato de Arrendamento de Veículos agora agora
Analista de Marketing Ana Carolina
05/06/2021

Contrato de arrendamento de veículos: Saiba mais!

Entenda o que é um contrato de arrendamento de veículos e em quais situações você deve utilizá-lo. Como fazer, quais as cláusulas essenciais que devem constar no seu contrato. Modelos simples em PDF e word para imprimir.

O arrendamento de um veículo é basicamente o aluguel por parcelamento do veículo, porém, o arrendatário pode retirar a propriedade depois de todo o pagamento, se quiser e a transferência não é imediata.

A propriedade fica em responsabilidade do Banco ou da Instituição financeira até que todo o valor seja pago e finalmente se houver interesse o veículo pode ser comprado.

O arrendamento de veículo também é conhecido por um termo em inglês chamado: leasing, que é semelhante a uma operação de aluguel.

O intuito é facilitar a relação com o cliente, o arrendamento permite que o produto seja alugado por um determinado período. 

Dentro do passo a passo, a ideia é iniciar fazendo a compra do carro e combinar com o banco se fará a entrada do veículo e com a passar do tempo ir pagando as parcelas do carro.

Todas essas informações devem ser observadas, para que o contrato de arrendamento de veículos não tenha eventuais problemas, como não ter a propriedade definitiva do veículo.

Vantagens e desvantagens do arrendamento!

Vantagens:

  • Os juros geralmente são menores do que nas outras opções de financiamentos que sempre cobram um valor alto e apesar de facilitarem pela opção do parcelamento acabam dificultando os juros cobrados por cada taxa;
  • O financiamento pode ser feito de até 100% do bem a adquirir;
  • Existem benefícios fiscais para empresas;
  • As negociações são mais ágeis;
  • Existe a opção de comprar o bem ou de renovar o contrato mais uma vez.

Desvantagens:

  • O direito de propriedade só é assegurado ao comprador após todas as responsabilidades do arrendamento serem realizadas;
  • O cliente é obrigado a fazer um seguro para casos de danos do próprio contratante no período de arrendamento.

O arrendador e o arrendatário:

Ambos fazem parte do contrato de arrendamento, sendo que o arrendador é o dono do bem, ou seja, é o proprietário do veículo, por exemplo, já o arrendatário é a parte que durante o período de vigência está na posse da propriedade.

Dentro do contrato, o arrendador é sempre uma pessoa jurídica, em forma de uma sociedade anônima que é supervisionada pelo Banco Central, já o arrendatário pode ser pessoa jurídica e pessoa física, tanto de direito público quanto privado.

Resumidamente, o financiamento é feito da seguinte forma: o arrendatário assina um termo em que recebe a permissão de usufruir do veículo, através das taxas durante um tempo específico.

Mas o veículo só poderá ser dele se o veículo for quitado até que o contrato seja encerrado.

O que é uma Pessoa Jurídica e uma Pessoa Física?

No Código Civil mostra as diferenças entre uma Pessoa Física e uma Pessoa Jurídica principalmente nos direitos e deveres.

Pessoa Física é qualquer cidadão que possui ou não CPF, desde o nascimento já é considerada uma PF, tem direitos como o de votar, se eleger para cargos públicos.  Documentos que toda pessoa Física tem é uma certidão de nascimento ou CPF.

Já a Pessoa Jurídica é uma entidade, como ONG’s, entidades políticas, igrejas, estados e municípios, tem o CNPJ. É uma figura essencial para o bom funcionamento de um Estado, pois sem ele não existiria nenhuma instituição, como Bancos, por exemplo.

Tudo sobre o tema

Legislação: Lei n° 11.649, de abril de 2008.

Conceito: O Contrato de arrendamento de veículos é quando uma instituição financeira compra um veículo e depois faz um arrendamento, ou seja, não é transferida imediatamente para a pessoa.

Vigência: Durante o processo de arrendamento o veículo não pode ser vendido.

Outras Nomenclaturas

Arrendamento veicular;

Leasing de veículos;

Arrendamento mercantil de veículo.


Dúvidas mais frequentes

1. ✔️ O que é arrendamento de veículo?

O arrendamento de veículo também é conhecido por um termo em inglês chamado: leasing. O intuito é facilitar a relação com o cliente, o arrendamento permite que o produto seja alugado por um determinado período.

2. ✔️ Existe um prazo para o arrendamento?

Por ser um contrato, o que ocorre é um acordo entre o arrendador e o arrendatário a fim de definir os prazos e os valores do arrendamento.

3. ✔️ Qual a vantagem de fazer um arrendamento de veículo?

Existem várias vantagens, mas a principal é : ?Os juros geralmente são menores do que nas outras opções de financiamentos, que sempre colocam juros altíssimos e apesar de facilitarem pela opção do parcelamento, dificultam os juros cobrados por cada taxa.?

4. ✔️ O que significa leasing?

O leasing é o termo inglês para arrendamento e funciona da mesma forma.