27 Pessoas online preenchendo o Contranotificação Extrajudicial agora agora
Analista de Marketing Ana Carolina
05/06/2021

Contranotificação extrajudicial, resolve problemas e responde à notificação recebida.

Descubra o que é uma contranotificação extrajudicial. Como escrevê-la?Quem pode escrever uma contranotificação? Qual o prazo de resposta? Modelo simples para imprimir em Word e PDF.

A contranotificação extrajudicial serve para responder à notificação extrajudicial enviada para uma pessoa e não é como uma ação judicial.

A contranotificação serve como uma resposta à notificação extrajudicial enviada para uma pessoa.

Ela precisa ser feita corretamente e apesar de não precisar ser assinada por um advogado, ela precisa ser assinada por uma pessoa responsável e que possua poderes específicos.

Além do mais, receber uma contranotificação não significa que você concorda com o que está escrito, recebê-la apenas demonstra que você tem ciência do teor do documento. 

Mesmo após o recebimento da contranotificação ainda existirá um prazo de resposta! Não se preocupe!

A contranotificação não serve como uma anulação da notificação extrajudicial enviada antes, ela é apenas uma resposta ao que foi solicitado na notificação.

Não faça a contranotificação em qualquer lugar, ela pode ser a chave para resolver o problema ou piorar a situação, ela precisa ser válida!

Você entende o que é uma notificação?

A notificação nada mais é que um documento que dá um aviso, seja ele um débito, seja solicitação de desocupação de imóvel.

Diferente do que as pessoas pensam, a notificação extrajudicial não precisa ser feita por um advogado e nem por um cartório, qualquer pessoa pode fazer uma notificação extrajudicial, já que ela funciona como uma maneira de assegurar que a pessoa foi notificada.

Na notificação a validação é feita por um cartório de registros e documentos, sendo que qualquer pessoa pode fazê-la, seu objetivo é a comprovação de que o notificado está ciente do aviso.

A contranotificação é importantíssima pois ela representa a resposta que o indivíduo dará para uma notificação extrajudicial. O advogado pode fazer a contranotificação mas, ele precisa estar investido dos poderes necessários e provar através de procuração.

Você recebeu a notificação extrajudicial? E agora?

Agora é a hora que você solicita sua contranotificação e resolve todos os problemas!

Cuidado! Não faça sua contranotificação em qualquer site, o modelo precisa ser o padrão válido.

A partir do momento em que você recebe a notificação, você terá 30 dias esse é o prazo para emitir sua resposta

Não perca tempo! Dentro do prazo responda através da contranotificação de forma correta e evite problemas futuros, o respeito aos prazos é extremamente importante!

Resumidamente, a notificação e a contranotificação extrajudicial  são intimações fora do processo judicial é o documento que vai assegurar que você responda corretamente a notificação feita.

A notificação e a contranotificação tentam resolver um conflito sem que o Poder Judiciário precise intervir. 

Tudo sobre o tema

Legislação: No Código Civil vemos que é possível responder à notificação extrajudicial com uma conranotificação no prazo estipulado.

Conceito: A contranotificação extrajudicial pode ser para responder uma notificação de pagamento de aluguel, de débito ou uma solicitação judicial.

O que não pode faltar: O prazo deve ser respeitado e a contranotificação precisa ser feita dentro dos parâmetros corretos.

Outras Nomenclaturas

Resposta à notificação
Notificação extrajudicial em resposta


Dúvidas mais frequentes

1. ✔️ O que é uma contranotificação exatamente?

A contranotificação é a resposta dada à notificação extrajudicial.

2. ✔️ Como funciona a contranotificação extrajudicial?

Na contranotificação extrajudicial o recebimento não implica em concordância, apenas aponta a ciência do teor da contranotificação.

3. ✔️ Como fazer uma contranotificação extrajudicial?

A contranotificação precisa conter o nome do notificado, informações básicas e precisa ser feita por uma pessoa com poderes específicos.

4. ✔️ Qual a funcionalidade da contranotificação extrajudicial?

A função da contranotificação tem o papel de notificar uma situação como: um débito ou a necessidade de desocupação de um imóvel.