27 Pessoas online preenchendo o Carta de Recomendação para Fins não Profissionais agora agora
Analista de Marketing Ana Carolina
26/02/2021

Carta de recomendação para fins não profissionais: Entenda para quê serve!

A carta de recomendação para fins não profissionais é a carta na qual se recomenda uma pessoa para qualquer fim que não seja na área de trabalho.

Por exemplo, pode ser utilizado para o fim acadêmico, de pesquisa ou para o processo seletivo de uma instituição.

O contexto da carta de recomendação é muito interessante, já que ela funciona como uma narração de toda a história e todo contato obtido com a pessoa nela são descritas qualidades e atividades que foram exercidas juntamente com a pessoa recomendada. 

Como o próprio nome diz, essa carta não tem fins profissionais, então não serve para recomendação em uma vaga de emprego e nem comprovar qualquer experiência de laboratório.

A ideia central é a apenas contextualizar e narrar o conjunto de informações positivas de alguém a fim de ajudar na formação da imagem e do perfil do indivíduo.

Todas as informações contidas na carta devem ser observadas, para que sejam evitados eventuais problemas e você não correr o risco e ter uma carta inválida. 

Como fazer?

A carta deve ser assinada e preenchida pela pessoa que está recomendando alguém e o documento deve ser impresso pelo solicitante, já que a maior interessada é a pessoa que está sendo recomendada, logo, cabe a ela solicitar a carta. 

É importante ressaltar que a carta de recomendação não tem previsão legal, porém deve conter informações verdadeiras e fidedignas em relação à pessoa.

No corpo da carta de recomendação é ideal que seja utilizada uma linguagem formal e que sejam dados detalhes de quais atividades eram realizadas juntamente com a pessoa e como ambos se conheceram. 

Importância da carta de recomendação:

A carta de recomendação é importante para se ter uma boa referência de uma pessoa e assim comprovar as atividades realizadas por ela.

Com certeza a credibilidade e a confiança em uma pessoa aumentam quando se tem uma carta de recomendação. 

Existem também outros tipos de carta, como a carta de recomendação profissional, que serve para entrevistas de emprego e para serem anexadas ao currículo. 

Em resumo, a carta de recomendação tem o intuito de reforçar a “boa imagem” de alguém.

Através de boas cartas de recomendação é possível ser escolhido para atividades acadêmicas e estar à frente de outras pessoas em processos seletivos.

Quais modelos de carta de recomendação.

  • Carta de recomendação genérica: Usada principalmente na área de RH, nela é descrita atividades que o profissional exerce, sua postura e finalizando com a recomendação;
  • Carta de recomendação acadêmica: Descreve as qualidades do estudante, escrita por professores ou coordenadores, citando os pontos fortes do aluno tanto acadêmicos quanto pessoais, é usada para entrar em faculdades fora do País por exemplo;
  • Carta de recomendação profissional: Em uma entrevista é esperado que o candidato fale sobre suas qualidades e habilidades, a carta de recomendação profissional leva mais credibilidade para o que foi falado.

Tudo sobre o tema

Legislação: Não tem uma lei que fala especificamente sobre essa carta de recomendação, mas segundo o Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940 prevê o crime de falsidade ideológica, relembrando, mesmo que não tenha uma lei específica todas as informações devem ser verdadeiras. 

Conceito: A carta serve para recomendar em diversos casos: em projetos de universidades e outros processos seletivos em que a instituição solicite.

Outras Nomenclaturas

Carta de Recomendação acadêmica;

Carta de recomendação de aluno;

Carta de recomendação de estudante.


Dúvidas mais frequentes

1. ✔️O que é uma carta de recomendação?

A carta de recomendação serve para afirmar uma imagem boa de uma pessoa através deste documento que descreve as qualificações e atividades de alguém, a carta deve ser escrita por alguém que conviveu com a pessoa.

2. ✔️A carta de recomendação serve para ser usada em entrevistas de emprego?

Não, a carta de recomendação para fins NÃO profissionais não serve para ser usada com intuito de serem argumentos para vagas de trabalho, existe uma carta de recomendação específica para área profissional.

3. ✔️No corpo da carta o que precisa estar escrito?

Na descrição da carta existem: qualificações, qualidades da pessoa, atividades realizadas e como você conheceu a pessoa.

4. ✔️Pode ser impressa?

Sim, a ideia é que ela seja impressa e assinada pela pessoa que está recomendando alguém.

5. ✔️Existe carta de recomendação negativa?

Não. A carta de recomendação deve ser apenas positiva e, é importantíssimo lembrar que informações falsas, prejudiciais e negativas podem ser enquadradas como danos morais.